Cistite Idiopática Felina

Estudos Científicos
26/jan/2023

Utilização de GAGs é Benéfica


Cistite Idiopática Felina

Utilização de GAGs é Benéfica


A cistite intersticial/idiopática (CI) é comum em gatos com menos de 10 anos de idade e corresponde a 64% dos casos de DTUI (Doença do trato urinário inferior). O termo cistite intersticial é reservado aos gatos que têm sinais clínicos recorrentes ou sinais clínicos persistentes (DJ; CAT, 2004).

A CI é uma síndrome da dor crônica caracterizada pela dor associada ao preenchimento da bexiga, urgência e frequência urinárias e combinações variáveis ??de distúrbios comórbidos. Embora as causas da CI permaneçam incertas, a disfunção do urotélio geralmente está associada.


Embora o urotélio saudável mantenha uma forte barreira ao fluxo de íons e solutos, fatores como pH ou concentrações de eletrólitos alterados, estimulação mecânica, química ou neuralmente mediada e agentes infecciosos podem prejudicar a integridade da barreira (BUFFINGTON, 2011).


Fisiopatologia do CI

A bexiga dos pacientes com CI pode ter permeabilidade aumentada à urina, solutos, que podem entrar no urotélio e produzir irritação e inflamação;


A permeabilidade aumentada pode resultar de defeitos nas defesas de permeabilidade da bexiga, que residem em uma camada mucosa e em proteínas de junção apertadas na superfície das células apicais do urotélio. A camada mucosa consiste em glicosaminoglicanos (GAG), ligados a proteoglicanos na superfície do urotélio. Foi proposto que essas moléculas agem como uma barreira para impedir que solutos, bactérias, potássio etc. entrem no urotélio.


No gato, o estresse social é uma das principais causas de sinais clínicos. Isso sugere que o controle do sistema nervoso central pode levar a alterações na expressão de proteínas e glicanos no urotélio.




CI Felina

Epidemiologia e Tratamento

Apesar da CI poder ocorrer em qualquer idade, raça e sexo, é mais frequentemente observada em:

à Animais jovens a meia idade (entre os 2 e os 6 anos de idade);

à Obesos e com níveis de atividade física reduzidos;

à Com acesso restrito ao exterior, que utilizam um caixote de areia exclusivamente no interior da habitação e cuja dieta é feita essencialmente à base de ração seca.


Manifestações Clínicas da CI Felina

 O sinal clínico mais comumente descrito pelos proprietários é periúria – micção em locais inapropriados. Outros sinais frequentemente observados em animais com CI são:

Polaquiúria;

Hematúria; 

Disúria; 

Tentativas múltiplas e prolongadas para urinar com ou sem produção de urina; 

Vocalização e agitação enquanto urinam;

Lambedura compulsiva das zonas perineal e inguinal numa tentativa de aliviar a dor e, alopécia perineal bilateral auto-infligida. 


Tratamento

 Os três principais pilares do tratamento da CI são:

- Redução do estresse

- Alteração da dieta

- Terapêutica farmacológica

A menos que seja provada a ocorrência de uma infecção do tracto urinário, a antibioterapia não está recomendada no tratamento da CI.


Terapêutica Farmacológica

 

1.    Os antidepressivos tricíclicos podem ser úteis nos casos graves ou crônicos de CI, nos quais a mudança de dieta e o EA não induziram melhorias

2.   A suplementação com GAGs começou a ser utilizada por se pensar que os GAGs exógenos poderiam aderir ao urotélio lesado, regenerando a mucosa vesical e diminuindo a sua permeabilidade. Além disso, apresentam também um efeito analgésico e anti-inflamatório (ALHO, 2012).


Referências bibliográficas

ALHO, A. M. P. V. D. A. O enriquecimento ambiental como estratégia de tratamento e prevenção da cistite idiopática felina. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Medicina Veterinária 2012.

BUFFINGTON, C. A. Idiopathic cystitis in domestic cats--beyond the lower urinary tract. J Vet Intern Med, 25, n. 4, p. 784-796, Jul-Aug 2011.

DJ, C.; CAT, B. Idiopathic/Interstitial Cystitis in Cats: Diagnosis and Management. VetLearn Foundation 2004.


 


VANGORDON; SEAVEY; SOFINOWSKI et al., 2015).



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp