Uso de Cisteamina e Hidroquinona no Melasma
Cisteamina é uma Opção a Hidroquinona no Gerenciamento dessa patologia
O melasma é uma hipermelanose adquirida, de caráter crônico, recorrente, simétrica, caracterizada por manchas marrons em áreas expostas ao sol, afetando predominantemente mulheres correspondendo a cerca de 90% dos casos.
Alguns fatores, como gravidez, terapia hormonal, radiação ultravioleta (UV) e a luz visível podem exacerbar a desordem.
Hidroquinona
A hidroquinona é um composto orgânico aromático, um difenol, e um agente despigmentante utilizado topicamente no tratamento de hiperpigmentação da pele.
· Inibe a tirosinase;
· Provoca danos ao melanócito por inibir a síntese de DNA e RNA.
Cisteamina para o Tratamento do Melasma
A Cisteamina (ß-mercaptoetilamina) é um aminotiol que tem sido reconhecido como um importante agente usado para tratar pacientes com distúrbios relacionados à hiperpigmentação.
A cisteamina age através da inibição da síntese de melanina para promover despigmentação. Além disso, demonstrou aumentar os níveis intracelulares de glutationa, a qual está associada à síntese de feomelanina, fazendo com que o processo de melanogênese prossiga em um ritmo mais lento.
Estudo Comprova:
Nguyen et al. (2020) conduziram um estudo com o objetivo de determinar a eficácia da cisteamina comparado com a hidroquinona no tratamento do melasma.
Resultados:
ü Na semana 16, 14 participantes completaram o estudo sendo 5 no grupo cisteamina e 9 no grupo hidroquinona;
ü De acordo com as análises realizadas, houve 1,52 (21,3%) de redução nos escores do mMASI no grupo 1 e de 2,96 (32%) de diminuição no grupo hidroquinona;
ü Não houve diferença significativa entre os dois grupos;
ü A hidroquinona foi geralmente mais bem tolerada que o creme de cisteamina.
Conclusão
Este estudo sugere que a cisteamina tópica pode ter eficácia comparável à hidroquinona. A cisteamina, portanto, pode ser uma alternativa para pacientes e médicos que desejam evitar ou interromper o uso da hidroquinona. Embora os efeitos colaterais tenham sido mais comuns para os participantes que usaram cisteamina em comparação com a hidroquinona, eles foram leves e reversíveis.
NGUYEN, J. et al. Evaluation of the efficacy of cysteamine cream compared to hydroquinone in the treatment of melasma: A randomised, double-blinded trial. Australas J Dermatol. 2020 Sep 27. doi: 10.1111/ajd.13432. Online ahead of print.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!