Cisteamina Apresenta Eficácia Comparável à Hidroquinona no Gerenciamento do Melasma

Estudos Científicos
12/mai/2023

Promove Diminuição dos Escores do MASI após 16 Semanas de Tratamento


Uso de Cisteamina e Hidroquinona no Melasma

Cisteamina é uma Opção a Hidroquinona no Gerenciamento dessa patologia

 

O melasma é uma hipermelanose adquirida, de caráter crônico, recorrente, simétrica, caracterizada por manchas marrons em áreas expostas ao sol, afetando predominantemente mulheres correspondendo a cerca de 90% dos casos.

Alguns fatores, como gravidez, terapia hormonal, radiação ultravioleta (UV) e a luz visível podem exacerbar a desordem.


 

Hidroquinona

 A hidroquinona é um composto orgânico aromático, um difenol, e um agente despigmentante utilizado topicamente no tratamento de hiperpigmentação da pele.

 

·       Inibe a tirosinase;

·       Provoca danos ao melanócito por inibir a síntese de DNA e RNA.

 

Cisteamina para o Tratamento do Melasma

A Cisteamina (ß-mercaptoetilamina) é um aminotiol que tem sido reconhecido como um importante agente usado para tratar pacientes com distúrbios relacionados à hiperpigmentação.

A cisteamina age através da inibição da síntese de melanina para promover despigmentação. Além disso, demonstrou aumentar os níveis intracelulares de glutationa, a qual está associada à síntese de feomelanina, fazendo com que o processo de melanogênese prossiga em um ritmo mais lento.


Estudo Comprova:

Nguyen et al. (2020) conduziram um estudo com o objetivo de determinar a eficácia da cisteamina comparado com a hidroquinona no tratamento do melasma.


Resultados:

ü  Na semana 16, 14 participantes completaram o estudo sendo 5 no grupo cisteamina e 9 no grupo hidroquinona;

ü  De acordo com as análises realizadas, houve 1,52 (21,3%) de redução nos escores do mMASI no grupo 1 e de 2,96 (32%) de diminuição no grupo hidroquinona;

ü  Não houve diferença significativa entre os dois grupos;

ü  A hidroquinona foi geralmente mais bem tolerada que o creme de cisteamina.

 

Conclusão

Este estudo sugere que a cisteamina tópica pode ter eficácia comparável à hidroquinona. A cisteamina, portanto, pode ser uma alternativa para pacientes e médicos que desejam evitar ou interromper o uso da hidroquinona. Embora os efeitos colaterais tenham sido mais comuns para os participantes que usaram cisteamina em comparação com a hidroquinona, eles foram leves e reversíveis.


Referências bibliográficas

NGUYEN, J. et al. Evaluation of the efficacy of cysteamine cream compared to hydroquinone in the treatment of melasma: A randomised, double-blinded trial. Australas J Dermatol. 2020 Sep 27. doi: 10.1111/ajd.13432. Online ahead of print.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp