Cilostazol Reduz os Sintomas da Síndrome do Olho Seco

Estudos Científicos
15/mar/2021

Conheça como o ativo atua contra os sintomas da síndrome


Síndrome do Olho Seco

Características e Tratamento

Aproximadamente 40% dos pacientes afetados com doença arterial periférica queixam-se se dor nas pernas ao caminhar. A doença arterial periférica (DAP) é muito comum em 20% das pessoas com mais de 70 anos e na população masculina > 50 anos. Os principais fatores de risco incluem não apenas a idade avançada, mas também:

Ø  Tabagismo;

Ø  Diabetes mellitus;

Ø  Hipertensão;

Ø  Hiperlipidemia;

Ø  Hiper-homocisteinemia.

Síndrome do Olho Seco

A síndrome do olho seco é uma doença inflamatória que tem muitas características em comum com a doença autoimune, e apresenta alguns sintomas, como desconforto e irritação, distúrbio visual, visão borrada, sensação de corpo estranho.

A patogênese da síndrome do olho seco não foi totalmente elucidada, no entanto, há um crescente corpo de evidências indicando que essa disfunção é um distúrbio imunomediado e está frequentemente associado a doença arterial periférica. 


Cilostazol

Medicamentos anti-inflamatórios e imunomoduladores, como corticosteróide e ciclosporina, são utilizados clinicamente no tratamento. O cilostazol é um inibidor da fosfodiesterase-III que possui ações antiplaquetária e antitrombóticas, podendo ter um papel na redução de doenças cardiovasculares e eventos vasculares.


Estudo Comprova

Cilostazol Reduz os Sintomas da Síndrome do Olho Seco

Esse estudo conduzido por Chisari et al., (2019) teve como objetivo avaliar os efeitos do cilostazol na síndrome do olho seco.

Resultados:

ü  Nos indivíduos tratados com cilostazol, observamos um aumento nos valores do teste de Schirmer, sintomas reduzidos (visão embaçada, secura ocular, sensação de corpo estranho e epífora) e uma redução no uso de lágrimas artificiais;

ü  Os dados obtidos nos dois grupos de estudo 1 e 2 foram, respectivamente, o seguinte: teste Schirmer I 10,2 ± 0,2 Versus 13,8 ± 0,4 (p <0,001); Schirmer II 3,8 ± 0,1 versus 4,6 ± 0,2 (p <0,001); MAS 4,2 ± 0,3 vs 6,5 ± 0,2 (p <0,001);

ü  O WIQ mostrou uma diferença significativa na distância a pé (p <0,05) e gravidade da dor na panturrilha (p <0,005) dos pacientes tratados.

Conclusão:

Os resultados demonstraram que a administração de cilostazol é eficaz na redução da síndrome do olho seco e na melhora The Walking Impairment Questionnaire.


Referências:

Chisari LM 1 , Malaguarnera S 2 , Grasso A 1 , Malaguarnera M 2 , Chisari G 1 , Borzì AM 2 , Chisari CG 3 . Cilostazol reduces dry eye symptoms and improve walking distance in patients with peripheral artery disease. Clin Ter. 2019 Sep-Oct;170(5):e357-e363. doi: 10.7417/CT.2019.2160.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp