Bilirrubina - Melasma Importância dos Antioxidantes

Bom Dia Ciência
22/ago/2022


Olá meus Amigos! Bom dia!


O estudo que trago hoje não está liberado na íntegra, mas aluguei o artigo completo e vou resumir pra vocês.


Os autores avaliaram a bilirrubina sérica e ácido úrico e sua relação com o Melasma. Nosso organismo produz antioxidantes intracelulares (glutationa peroxidade, glutationa-S-transferase, SOD e catalase) e antioxidantes extracelulares, como bilirrubina e ácido úrico.

Ambos são aumentados quando se trata de um paciente com muita inflamação e muito estresse oxidativo.


Nesse estudo os autores avaliaram 50 pacientes com melasma e 50 pacientes sem melasma e compararam os níveis de bilirrubina sérica e ácido úrico.


O resultado mostrou que a bilirrubina sérica está aumentada nos pacientes com melasma demonstrando que o dano oxidativo nesses pacientes é grande. Não houve diferença em relação ao ácido úrico.


A conclusão do estudo levanta a importância de avaliarmos através de exames como está o perfil metabólico do paciente com melasma.

Por isso no meu curso Despigmente sempre convido meu grande amigo e farmacêutico especialista em tratamento oral e interpretação de exames o @profluizmoreira.


Meu recado final é sempre incluirmos terapias orais antioxidantes em tratamentos para melasma.


Grande abraços a todos e excelente dia!

Lucas Portilho

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp