Baclofeno em Pacientes Dependentes Alcoólicos

Estudos Científicos
17/jan/2024

Promove a Redução do Consumo de Álcool


Dependência Alcoólica

Tratamento para a Redução do Consumo de Álcool

 

O consumo de álcool tem inúmeras consequências sociais e para a saúde, além de ser um importante contribuinte para a morte e a incapacidade.

 

A dependência de álcool é uma desordem progressiva crônica que causa 3,3 milhões de mortes (5,9% do total) anualmente e é a quinta causa principal de morte prematura e deficiência no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Tratamento da Dependência Alcoólica

Poucos medicamentos foram aprovados para o tratamento de distúrbios relacionados ao álcool e a maioria não possui grande eficácia. Portanto, novas substâncias devem ser avaliadas para expandir a gama de estratégias farmacologicamente eficazes.

 

Durante muito tempo, o tratamento da abstinência do álcool foi o principal objetivo terapêutico, contudo, reduzir o consumo de álcool é agora um desfecho importante.


  

Baclofeno

Agonista do receptor ácido-gama-aminobutírico tipo B (GABA-b), que tem demonstrado atuar no desejo obsessivo de consumir álcool. Ao contrário de outros medicamentos, visa a base neurocomportamental da recaída.


Estudo Comprova

Laurent Rigal et al. (2020) realizaram um estudo clínico, pragmático, duplo-cego randomizado e multicêntrico com o objetivo de testar a eficácia do baclofeno em pacientes com distúrbios relacionados ao álcool.


Resultados

ü  As taxas de sucesso primário foram de 57% e 36% nos grupos de baclofeno e placebo, respectivamente [diferença: 21 pontos percentuais, intervalo de confiança de 95% (IC) = 8-34, P = 0,003];

ü  Durante o período de 12 meses, a evolução do consumo de álcool diferiu significativamente entre os dois grupos (P = 0,0025), com um consumo médio diário de álcool mensal de aproximadamente 10 g a menos no grupo 1 em comparação ao grupo 2 dos 6 aos 12 meses;

ü  Ao longo de 12 meses, o consumo diário diferiu entre os dois grupos (11 g a menos no grupo 1), assim como o número de dias de abstinência (3,3 dias a mais no grupo 1).

 

Conclusão

O baclofeno foi mais eficaz do que o placebo na redução do consumo de álcool em pacientes com distúrbios relacionados ao álcool.


Referências bibliográficas

Laurent Rigal 1 2 3, Stéphanie Sidorkiewicz 4 5, Jean-Marc Tréluyer 6, Elodie Perrodeau 5 7, Claire Le Jeunne 8 9, Raphaël Porcher 5 7, Philippe Jaury 4 Titrated baclofen for high-risk alcohol consumption: a randomized placebo-controlled trial in out-patients with 1-year follow-up 2020 Jul;115(7):1265-1276. doi: 10.1111/add.14927. Epub 2020 Feb 16.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp