Olá meus amigos! Bom dia e espero que estejam todos bem.
Hoje me peguei lembrando de como “enganamos” nossa pele quando o assunto é pele seca e hidratação. Os maiores responsáveis por isso são os produtos com óleo mineral e petrolatos. O uso dessas matérias primas dá um brilho imediato na pele e satisfaz momentaneamente o consumidor ou paciente que está com a pele ressecada. Mas aqui entre nós...zero ação biológica, ou seja, o motivo real que está causando o ressecamento não será resolvido com hidratantes que contém óleo mineral.
Por isso gosto dos óleos vegetais: estes sim, devido a sua composição que pode variar em ácidos graxos e outras substâncias ativas, garante maior chance de aumento de proliferação e diferenciação das células da epiderme.
Agora vamos ao detalhe do detalhe: uma pele que produz ceramidas, ácidos graxos e colesterol normalmente ainda pode apresentar ressecamento por falta de algumas enzimas.
Meu post vai ser focado nesse estudo que compartilho hoje, falando sobre a bleomicina hidrolase. A principal função dela é responsável pela degradação final da proteína filagrina, levando a uma maior formação de aminoácidos no estrato córneo, resultando em maior hidratação.
Fiz uma pesquisa rápida e o único ativo que encontrei que comprovadamente aumenta a expressão da bleomicina é uma forma etilada de vitamina C chamado de 3-O-ETHYL-L-ASCORBIC ACID. Aqui no Brasil encontramos como ET-VC ou Specwhite.
O uso pode variar entre 3 e 15%, mas como o custo dessa matéria prima é alto, recomendo usar com moderação.
Mas ao utilizar, garantimos uma maior hidratação através de um detalhe super importarte, manter a reservatório de aminoácidos na pele.
Fica minha dica de leitura de hoje.
Grande abraço!
Lucas Portilho
Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.
Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector.
Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP.
Fundador do Cosmético Seguro.