Associação Oral para Modulação de Processos Autofágicos

Estudos Científicos
31/mar/2023

Resveratrol e Coenzima Q10 Promovem Benefícios nos Danos Cutâneos Causados pelo Fotoenvelhecimento


Autofagia

Benefícios no Envelhecimento da Pele


O processo de envelhecimento está associado a inúmeros fatores e mecanismos celulares:


Redução no metabolismo celular

Comprometimento de mecanismos fisiológicos que mantÊm a homeostase cutânea: 

- Autofagia

- Renovação celular

- Melanogênse


Autofagia

A autofagia é um processo de degradação e reciclagem de componentes da própria célula, sendo importante para balancear as fontes de energia em períodos críticos de desenvolvimento.

As células usam a autofagia para eliminar e reciclar proteínas, lipídeos e organelas danificadas, sendo um mecanismo de controle de qualidade crítico para neutralizar as consequências negativas do envelhecimento.


A autofagia é um processo catabólico essencial na degradação lisossômica de organelas e macromoléculas. Este processo é também regulado pelo mTORC1, em que vários genes alvo do complexo mTOR 1 estão envolvidos na iniciação da formação do autofagossoma em células de mamíferos, incluindo os genes Atg13, ULK1 e ULK2.


Outros Benefícios da Autofagia

 Modula a queratinização epidérmica terminal;

Auxilia o crescimento dos cabelos durante a fase anágena do ciclo capilar. O processo de autofagia pode proteger as papilas dérmicas do bulbo capilar contra os efeitos danosos gerados pelo estresse oxidativo 


Estudo Comprova

Esse estudo avaliou os efeitos do resveratrol e/ou da coenzima Q10 contra as alterações induzidas pela radiação UVA e explorar o papel da autofagia e seus benefíciosEsse estudo avaliou os efeitos do resveratrol e/ou da coenzima Q10 contra as alterações induzidas pela radiação UVA e explorar o papel da autofagia e seus benefícios.


Resultados

ü  A exposição à radiação UVA aumentou o estresse oxidativo com subsequente lesão epidérmica e dérmica. Isso foi associado a um estímulo da autofagia nos queratinócitos e inibição do fluxo autofágico nos fibroblastos e macrófagos infiltrados;

ü  Ambos os tratamentos corrigiram o teste de pinça prejudicado, alterações macro e microscópicas e exibiram padrão de coloração distinto com antiLC3II e P62 nos diferentes tipos de células, denotando a modulação autofágica.

 

Conclusão

 As alterações no fluxo autofágico estão fortemente implicadas no dano cutâneo associado ao fotoenvelhecimento e a modulação diferencial da autofagia pelo resveratrol e, em menor grau, a Coenzima Q10 está parcialmente envolvida em seus benefícios terapêuticos.


Referências

MOSTAFA, D. K.; OMAR, S. I.; ABDELLATIF, A. A.; SOROUR, O. A. et al. Differential Modulation of Autophagy Contributes to the Protective Effects of Resveratrol and Co-enzyme Q10 in Photoaged Mice. Curr Mol Pharmacol, Jul 29 2020.

PARODI, C.; HARDMAN, J. A.; ALLAVENA, G.; MAROTTA, R. et al. Autophagy is essential for maintaining the growth of a human (mini-)organ: Evidence from scalp hair follicle organ culture. PLoS Biol, 16, n. 3, p. e2002864, Mar 2018.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp