Associação de Vitamina E e Atorvastatina no Diabetes Tipo 2

Estudos Científicos
01/ago/2024

Promove Redução de HOMA-IR e Insulina Sérica e Aumenta PPAR-γ


Diabetes Tipo 2

Benefícios da Associação de Atorvastatina e Vitamina E

 

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento da glicemia em jejum e hemoglobina glicada (HbA1c), que indicam o distúrbio no metabolismo da glicose. Aproximadamente 60% dos pacientes com DM2 apresentam hiperlipidemia. A dislipidemia e a resistência à insulina resultam em complicações micro e macrovasculares, que por sua vez levam à morbidade e mortalidade desses pacientes. As principais abordagens para controlar esses fatores de risco são a modificação do estilo de vida, os compostos dietéticos e sistemas de liberação de medicamentos mais eficientes.


Atorvastatina

A terapia com estatina se mostra eficaz na prevenção de complicações tardias em pacientes com DM2.

EstatinasElas ativam o receptor ativado por proliferadores de peroxissoma gama (PPAR-?), que regula a expressão de vários genes envolvidos no efluxo de colesterol, anticoagulantes e antioxidantes. Além disso, melhoram a sensibilidade à insulina e levam à redução dos níveis séricos de insulina e glicose. No entanto, alguns estudos relataram que a atorvastatina leva a um mau controle glicêmico em pacientes diabéticos.


Vitamina E + Atorvastatina

 Há relatos dos efeitos benéficos da terapia combinada de vitamina E com atorvastatina no controle glicêmico. Esse tratamento também pode reduzir o efeito negativo da atorvastatina na glicemia.


Estudo Comprova

Vitamina E Associada a Atorvastatina é Benéfica para Pacientes Diabéticos

 

Este estudo clínico, randomizado e duplo-cego teve como objetivo investigar os efeitos da coadministração de vitamina E e atorvastatina no controle glicêmico em pacientes hiperlipidêmicos com diabetes mellitus tipo 2, DM2 (TABAEI; MOUSAVI; RAHIMIAN; ROSTAMKHANI et al., 2022).


Resultados:

 ü  Após o ajuste da linha de base, houve uma melhora significativa na avaliação do Homeostatic Model Assessment for Insulin Resistance (HOMA-IR; P=0,04) e insulina sérica (P<0,001) no grupo atorvastatina com vitamina E em comparação com atorvastatina com grupo placebo;

ü  Além disso, a coadministração de vitamina E com atorvastatina aumentou significativamente a expressão de PPAR-? (OR=5,4, P=0,04) nas PBMCs de pacientes com DM2.

 

Conclusão:

A coadministração de vitamina E e atorvastatina reduziu a resistência à insulina e melhorou a expressão do mRNA do PPAR-?


Referência: 


TABAEI, B. S.; MOUSAVI, S. N.; RAHIMIAN, A.; ROSTAMKHANI, H. et al. Co-Administration of Vitamin E and Atorvastatin Improves Insulin Sensitivity and Peroxisome Proliferator-Activated Receptor-? Expression in Type 2 Diabetic Patients: A Randomized Double-Blind Clinical Trial. Iran J Med Sci, 47, n. 2, p. 114-122, Mar 2022.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp