Associação de Terbinafina e Itraconazol Oral na Dermatofitose

Estudos Científicos
26/ago/2022

Promove Cura Clínica e Micológica de Forma Segura e Eficaz


Dermatofitoses

Tratamento Combinado de Itraconazol e Terbinafina


As dermatofitoses causadas por Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton são um problema de saúde pública mundial, afetando mais de 20-25% da população, com variada distribuição geográfica. Os dermatófitos são um grupo distinto de fungos que infectam os tecidos queratinizados, como pele, cabelo e unhas dos seres humanos, e podem produzir uma variedade de infecções cutâneas. 




Estudo Comprova

Combinação de Terbinafina e Itraconazol é Eficaz na Dermatofitose

 

Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança da combinação de terbinafina e itraconazol oral no gerenciamento da dermatofitose (SHARMA; BHALLA; THAMI; CHANDER, 2020).


Resultados:

 

ü  A cura clínica e micológica foi alcançada no grupo 3 (90%), seguido pelo grupo 2 (50%) e grupo 1 (35%);

ü  A terapia combinada de terbinafina e itraconazol foi considerada tão segura quanto a monoterapia, sem quaisquer efeitos adversos significativos.


Conclusão:

A combinação da terapia sistêmica de terbinafina e itraconazol pode ser eficaz e segura no gerenciamento da dermatofitose.


Referência:

SHARMA, P.; BHALLA, M.; THAMI, G. P.; CHANDER, J. Evaluation of efficacy and safety of oral terbinafine and itraconazole combination therapy in the management of dermatophytosis. J Dermatolog Treat, 31, n. 7, p. 749-753, Nov 2020.

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp