Associação de Minoxidil é Melhor com Microagulhamento de 0,6mm

Estudos Científicos
26/ago/2022

Promove Aumento Significativo na Contagem e Espessura dos Fios quando Comparado com a Monoterapia com Minoxidil e com o Microagulhamento de 1,2 mm


Microagulhamento e Minoxidil no Crescimento Capilar

Novo Estudo Mostra que Ocorre Aumento da Contagem e da Espessura com Microagulhamento de 0,6 mm

 

A alopecia androgenética é uma disfunção que envolve a enzima 5-alfa-redutase tanto em homens como em mulheres. Ocorre um processo de aceleração na transição da fase anágena para fase catágena no folículo capilar: consequentemente, observamos uma redução da liberação de fatores secretados pelas células da papila dérmica, importantes para estimular o crescimento dos fios. Em contrapartida, ocorre um aumento da apoptose dessas células e posterior miniaturização do folículo.

 

O procedimento de micro agulhar se tornou uma excelente opção para estimular o crescimento de fios em pacientes com alopecia androgenética. O microagulhamento consiste em um método que cria microcanais transdérmicos através da camada da barreira do estrato córneo. Além disso, pode induzir ao processo de cicatrização e liberação de fatores de crescimento. Alguns estudos demonstraram que agulha de 1.5mm pode ser utilizada, mas se perguntada qual a adesão a um tratamento com essa profundidade de agulha, sabendo que pode causar um desconforto e sendo necessário, em alguns casos, usar anestésicos tópicos.


Eficácia Comprovada em Estudos

 

Um estudo publicado no renomado periódico Journal of Cosmetic Dermatology teve como objetivo avaliar os efeitos do microagulhamento com duas diferentes profundidades de penetração na promoção do crescimento do cabelo. O estudo demonstrou que a menor profundidade foi efetiva no aumento da contagem e da espessura dos fios capilares.    


 



Estudo Comprova:

Microagulhamento de 0,6 mm Aumenta a Espessura e Contagem dos Fios

 

Faghihi et al. (2020) conduziram um estudo que investigou os efeitos do microagulhamento com duas diferentes profundidades de penetração na promoção do crescimento do cabelo em pacientes com alopecia androgenética. 



Resultados:

Ø  Comparado com a linha base, houve um significativo aumento da contagem de fios de cabelo e da sua espessura em todos os grupos após o período de tratamento (p<0,05);

Ø  A média da contagem de fios (p=0,017) e a espessura do fio (p=0,007) foram significativamente mais elevados no grupo 3 quando comparado com o grupo controle;

Ø  De acordo com a avaliação dos médicos houve um recrescimento capilar significativo nos grupos 2 (p=0,04) e 3 (p=0,007) comparado com o grupo controle.


Conclusão:

O microagulhamento com profundidade de 0,6 mm em combinação com minoxidil é mais efetivo que a monoterapia com minoxidil em pacientes com alopecia androgenética em termos de contagem de e espessura dos fios. Esta profundidade de penetração tende a ser mais benéfica que a profundidade de 1,2 mm.


Referências:

FAGHIHI, G. et al. Microneedling in androgenetic alopecia; comparing two different depths of microneedles. J Cosmet Dermatol. 2020 Sep 8. doi: 10.1111/jocd.13714. 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp