Associação Antioxidante é Eficaz como Adjuvante no Laser QSNY na Hiperpigmentação

Estudos Científicos
31/mai/2021

Entenda como tratar a hiperpegmentação com o auxílio desta associação


Hiperpigmentação

Ativos Associados ao Tratamento com Laser

Radiação Ultravioleta: Causa uma resposta inflamatória que resulta em degradação das proteínas da matriz extracelular.

Material Particulado e Hidrocarbonetos Cromáticos Policíclicos: Induzem espécies reativas de oxigênio intracelulares.

Laser QSNY

O laser Q-switched Nd:YAG (QSNY) é um tratamento importante e comum nas alterações dos pigmentos da pele. Foi demonstrado que a fototermólise seletiva exerce um efeito significativo entre indivíduos com distúrbios dos pigmentos da pele. 

No entanto, o QSNY é geralmente limitado aos pacientes com sinais precoces de fotoenvelhecimento devido ao risco de hiperpigmentação pós-inflamatória ou ativação paradoxal de melanócitos.

Em particular, devido à natureza refratária do melasma, as opções atuais de tratamento adjuvante incluem peelings químicos ou o uso de ingredientes ativos, como a vitamina C.

Vitamina C, E e Ácido Ferúlico

Em estudos in vitro e in vivo, a formulação com vitamina C, vitamina E e ácido ferúlico demonstrou evitar o fotoenvelhecimento, aumentar a cicatrização de feridas e reduzir o eritema e o edema pós-tratamento com laser ablativo fracionado.


Estudo Comprova

Associação Antioxidante é Eficaz como Adjuvante no Laser QSNY

Esse estudo único-cego, prospectivo, randomizado e de meia-face teve como objetivo avaliar a eficácia da aplicação tópica de uma combinação de vitamina C, vitamina E e ácido ferúlico como adjuvante do tratamento com laser Q-switched Nd:YAG (QSNY) em indivíduos com lentigens e melasma (KIM; KIM; LEE; ALMURAYSHID et al.).

Resultados:

ü  O lado da face tratado com o sérum demonstrou redução significativamente melhor no índice de melanina e maior melhora clínica, comparado ao lado controle;

ü  Não houve diferença significativa no eritema após o tratamento;

ü  Não foram observados efeitos adversos durante o período de 2 semanas de estudo.

Conclusão:

A aplicação tópica de uma fórmula antioxidante contendo vitamina C, E e ácido ferúlico pode ser uma opção eficaz e adjuvante no laser QSNY.


Referências:

KIM, J.; KIM, J.; LEE, Y. I.; ALMURAYSHID, A. et al. Effect of a topical antioxidant serum containing vitamin C, vitamin E, and ferulic acid after Q-switched 1064-nm Nd:YAG laser for treatment of environment-induced skin pigmentation. Journal of Cosmetic Dermatology, n/a, n. n/a.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp