Resultados: Cirurgia Cardíaca
Efeitos da Aromaterapia
As Doenças Cardiovasculares (DCV) são os distúrbios mais comuns, crônicos e com risco de vida em todo o mundo. Embora haja tratamentos avançados e inovadores, a cirurgia cardíaca ainda é o principal tratamento para muitos pacientes com DCV.
Ventilação Mecânica
- Um dos tratamentos pós-operatório mais comuns em todos os pacientes;
- O processo de desmame da ventilação mecânica é de extrema importância para pacientes que fizeram cirurgia de revascularização do miocárdio, uma vez que existe uma forte correlação entre “tempo de intubação” e “sangramento pós-operatório, readmissão na sala de cirurgia, insuficiência cardíaca congestiva, parada cardíaca e hipotensão” após a estabilização da condição do paciente.
- Além disso, as respostas fisiológicas à revascularização miocárdica levam ao estresse, ansiedade e inquietação em pacientes que realizaram cirurgia cardíaca, o que predispõe à insônia, aumenta o consumo de oxigênio pelo miocárdio, aumenta a carga de trabalho do sistema simpático, taquipneia, taquicardia, respostas neuro-hormonais e hipertensão, que tornam a extubação difícil.
Devido a esses fatores, a maioria dos pacientes que realizam cirurgia cardíaca recebem sedativos e analgésicos para diminuir a dor, estresse e ansiedade.
Aromaterapia como Tratamento Não-Farmacológico
Quando os óleos voláteis são inalados, as células receptoras olfativas são estimuladas e o impulso é transmitido ao sistema límbico no cérebro, liberando neurotransmissores, como encefalina, endorfina, noradrenalina e serotonina.
Na aromaterapia, o óleo de lavanda é um dos preferidos para inalação devido a sua eficácia nos sintomas, como dor, ansiedade, nervosismo, problemas de sono e irritabilidade.
Estudo Comprova
Aromaterapia é Eficaz Após Cirurgia Cardíaca Aberta
Esse estudo clínico teve como objetivo avaliar os efeitos da aromaterapia com rosa e lavanda em pacientes após cirurgia cardíaca aberta (BABATABAR DARZI; VAHEDIAN-AZIMI; GHASEMI; EBADI et al., 2020).
Resultados:
ü A severidade da dor no local cirúrgico foi significativamente menor nos grupos lavanda e rosa comparado aos grupos placebo e controle.
Conclusão:
A aromaterapia pode reduzir o tempo de extubação, severidade da dor no local cirúrgico e ansiedade em pacientes após cirurgia cardíaca aberta.
Referência:
BABATABAR DARZI, H.; VAHEDIAN-AZIMI, A.; GHASEMI, S.; EBADI, A. et al. The effect of aromatherapy with rose and lavender on anxiety, surgical site pain, and extubation time after open-heart surgery: A double-center randomized controlled trial. Phytother Res, Apr 8 2020.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!