Aplicação de Tacrolimus em Pacientes com Dermatite Seborreica Facial

Estudos Científicos
19/mai/2023

Promove um Efeito Significativo no Controle dessa Patologia


Uso de Inibidores da Calcineurina na

Dermatite Seborreica

Auxilia no Controle dos Processos Inflamatórios Causados pelo Malassezia

 

A dermatite seborreica é uma doença cutânea frequente, cuja prevalência tem sido estimada entre 2,5 a 3% da população em geral. O papel do Malassezia (um fungo classificado como levedura, encontrado de forma natural na superfície da pele de muitos animais, incluindo humanos) e uma reação inflamatória caracterizada por um aumento nas citocinas inflamatórias, como IL-2, estão presentes em muitos pacientes com dermatite seborreica.

 

A Malassezia sp. está relacionada tanto a doenças infecciosas, nas quais o micro-organismo é o agente etiológico direto, quanto a doenças inflamatórias de etiologia multifatorial, nas quais o crescimento exagerado da Malassezia sp. funciona como um fator desencadeante ou agravante em pacientes suscetíveis. No primeiro grupo, estão incluídas a pitiríase versicolor e a foliculite por Malassezia (ou foliculite pitirospórica). No segundo, temos a dermatite seborreica como principal exemplo, acompanhada da psoríase e da dermatite atópica.


Alguns tipos de dermatite seborreica são considerados graves devido à sua alta recorrência e seu perfil crônico. Os tipos mais graves acabam tendo um grande impacto sobre a qualidade de vida dos pacientes.


Uso de Antifúngicos Tópicos na Dermatite Seborreica

A eficácia dos medicamentos antifúngicos tópicos foi avaliada principalmente durante a fase aguda da dermatite seborreica. Embora esses fármacos sejam amplamente utilizados como tratamento dessa patologia na prática clínica, sua eficácia só foi avaliada em um curto período de tempo. Além disso, quando testado contra o placebo em estudos randomizados e controlados, a eficácia dos medicamentos antifúngicos tópicos foi limitada, mesmo em tipos moderados de dermatite seborreica.

 

Tacrolimus na Dermatite Seborreica

 

O tacrolimus é um inibidor da calcineurina é um imunossupressor local que é usado principalmente no tratamento da dermatite atópica. A eficácia dos inibidores de calcineurina tópicos (tacrolimus e pimecrolimus) em pacientes com dermatite seborreica tem sido estudada em poucos estudos e com um número limitado de pacientes. 


Estudo Comprova

Este estudo publicado no periódico internacional Annals of Dermatology investigou a eficácia e tolerabilidade do uso tópico da pomada de tacrolimus como terapia de manutenção em pacientes com dermatite seborreica.


Resultados:

 

- 65% dos pacientes não apresentaram exacerbações na fase II;

 

- A taxa livre de doença foi de 63,6%;

 

- Durante as 20 semanas o tratamento foi bem tolerado



Conclusão

Os resultados sugerem que a terapia de manutenção com pomada de tacrolimus  pode ser efetiva em prevenir as exacerbações da dermatite seborreica facial.



Referências bibliográficas

JOLY, P. et al. Tacrolimus 0.1% versus ciclopiroxolamine 1% for maintenance therapy in patients with severe facial seborrheic dermatitis: A multicenter, double-blind, randomized controlled study. J Am Acad Dermatol. 2020 Sep 30;S0190-9622(20)32651-7. doi: 10.1016/j.jaad.2020.09.055. Online ahead of print.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp