Adição de Ácido Tranexâmico às Terapias Tópicas no Melasma

Estudos Científicos
28/mai/2024

Reduz os Escores que Medem a Gravidade da Doença de maneira mais Significativa


Ácido Tranexâmico no Melasma

Aumenta a Eficácia das Terapias Tópicas

 

O melasma é uma hipermelanose comum, adquirida, simétrica, caracterizada por máculas acastanhadas, mais ou menos escuras, de contornos irregulares, com limites nítidos, nas áreas fotoexpostas, especialmente face, fronte, têmporas e, mais raramente, nariz, pálpebras, mento e membros superiores.

 

Fatores Envolvidos no Melasma e Tratamento

Apesar de sua etiopatogenia não ser inteiramente conhecida, múltiplos fatores estão envolvidos, especialmente a influência hormonal associada à gravidez, contraceptivos orais, terapia de reposição hormonal, radiação ultravioleta A e B, predisposição genética, fármacos fototóxicos, anticonvulsivantes e disfunção tireoidiana.

 

O tratamento atual do melasma pode ser dividido em duas categorias: tópico e oral. De forma geral, o tratamento do melasma, tanto tópico quanto oral, permanece um desafio por ser essa uma condição refratária e recorrente. O objetivo do tratamento é reduzir a síntese de melanina, inibir a formação de melanossomas e promover sua degradação. Independentemente do despigmentante utilizado, a fotoproteção de amplo espectro é essencial para prevenir a formação de nova melanina e para diminuir a oxidação da melanina pré-formada.

 

Ácido Tranexâmico no Melasma

O ácido tranexâmico é um inibidor de plasmina utilizado para prevenir a fibrinólise e, dessa forma, reduzir a perda de sangue. Exerce seus efeitos através do bloqueio reversível da ligação de lisina na molécula de plasminogênio, inibindo o ativador de plasminogênio de convertê-lo em plasmina.


A radiação ultravioleta (UV) induz a síntese de plasminogênio e aumenta a atividade da plasmina nos queratinócitos, a liberação intracelular de ácido araquidônico, um precursor de prostanoides e o nível aumentado do hormônio alfa-melanócito estimulante (MSH) podem ativar a síntese de melanina

Portanto, a atividade antiplasmina do ácido tranexâmico pode ser o principal mecanismo responsável pelo efeito hipopigmentante deste agente, uma vez que a plasmina reconhecidamente aumenta a formação de precursores melanogênicos e também a liberação de bFGF (Fator de Crescimento Fibroblástico Básico), que é um potente fator de crescimento de melanócitos.



Estudo Comprova

Este estudo publicado no periódico internacional Indian Journal of Dermatology teve como objetivo avaliar a eficácia da adição de ácido tranexâmico oral em pacientes com melasma tratados com uma tripla combinação tópica que consistia de um creme com acetonido de fluocinolona, hidroquinona e tretinoína.


Resultados

Ø  Todos os pacientes completaram o período do estudo;

Ø  Os escores do MASI na linha base no grupo 1, na semana 4 e na semana 8 foram: 18,243, 6,135 e 2,19, respectivamente

Ø  Os escores do MASI na linha base no grupo 2, na semana 4 e na semana 8 foram: 15,425, 11,075 e 6,995, respectivamente;

Ø  A comparação entre os grupos mostrou uma diminuição rápida do melasma no grupo 1 quando comparado com o grupo 2. Os resultados foram estatisticamente significativos na semana quatro (p=0,014) e na semana 8 (p=0,000);

Ø  A eficácia do tratamento foi mantida durante todo o período de acompanhamento de seis meses.

 

Conclusão

A adição de ácido tranexâmico oral ao creme de combinação tripla à base de fluocinolona resulta em uma melhora mais rápida e sustentada no tratamento do melasma.


Referências bibliográficas
 PADHI, T. et al. Oral Tranexamic Acid with Fluocinolone-Based Triple Combination Cream Versus Fluocinolone-Based Triple Combination Cream Alone in Melasma: An Open Labeled Randomized Comparative Trial. Indian J Dermatol. Sep-Oct 2015;60(5):520. doi: 10.4103/0019-5154.164416.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp