Ácido Tranexâmico Oral no Gerenciamento do Melasma

Estudos Científicos
27/fev/2023

Reduz Significativamente o Índice de Eritema


Melasma

Mecanismo de Ação do Ácido Tranexâmico

Melasma é uma das condições dermatológicas mais comuns e terapeuticamente desafiadoras.

Estudos histopatológicos mais recentes de áreas lesionais de melasma demonstraram um aumento subjacente na proliferação vascular que pode se apresentar como eritema subclínico ou clínico.


Acredita-se que o aumento da vascularização aumente as células endoteliais e inflamatórias locais, que então promovem a melanogênese.


Ácido Tranexâmico

O ácido tranexâmico oral e tópico tem sido utilizado recentemente no tratamento do melasma. É um inibidor da plasmina e análogo da lisina que demonstrou inibir a pigmentação induzida por UV em modelos animais. Diminui o fator de crescimento de fibroblastos e a proliferação de mastócitos induzida por luz ultravioleta e reduz a proliferação vascular. 


O ácido tranexâmico tem se mostrado uma opção terapêutica para redução do eritema em pacientes com melasma.


Estudo Comprova

Pesquisadores realizaram uma análise secundária de um estudo randomizado, de fase II, duplo-cego e unicêntrico sobre o tratamento do melasma com ácido tranexâmico.


Resultados

ü  No início do estudo, o índice de eritema mediano para os grupos de ácido tranexâmico e placebo foram semelhantes em 138 (IQR: 71-168) e 128 (IQR: 75-202), respectivamente. Na semana 12, houve redução no grupo de tratamento e controle para 96 ??(IQR: 63-158) e 96 (IQR: 27-243), respectivamente. Na semana 24, o índice de eritema mediano aumentou para 132 (IQR: 33 a 166) e 114 (IQR: 52-205) nos grupos de ácido tranexâmico e placebo, respectivamente;


ü  Na semana 12, a redução média no índice de eritema desde o início foi de 47 (IQR: 38-127) para o grupo de ácido tranexâmico em comparação com 16 (IQR: 42-44) para o grupo de placebo. Na semana 24, a diminuição da linha de base foi de 31 (IQR: 2-104) para o grupo do ácido tranexâmico em comparação com 14 (IQR: 32-24) no grupo do placebo.


Referências bibliográficas

NGUYEN, J.; RAJGOPAL BALA, H.; ROSS, A.; WONG, C. C. et al. Effect of oral tranexamic acid on erythema index in patients with melasma. Australas J Dermatol, Oct 30 2020.

EBRAHIM, H. M.; SAID ABDELSHAFY, A.; KHATTAB, F.; GHARIB, K. Tranexamic Acid for Melasma Treatment: A Split-Face Study. Dermatol Surg, Jul 21 2020.






Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp