7 estratégias para superar a concorrência

Gestão e Marketing
24/set/2019

Conheça estratégias incríveis e atualizadas para ter sucesso e vencer a concorrência, não importa qual seja a situação.


Garantir a qualidade dos seus produtos e ter uma boa noção de empreendedorismo são apenas algumas das estratégias para superar a concorrência. É preciso saber se aprofundar no marketing para a sua farmácia de manipulação para poder se destacar.

Afinal, no mercado sempre haverá competidores. Dependendo do setor, essa competição aumenta ou diminui. O importante é estar preparado para enfrentar embates, preços e fazer o seu negócio se destacar à frente dos outros.

Neste artigo, você vai aprender como se sobressair em relação à concorrência, encontrando estratégias atualizadas que irão te ajudar nesse processo. Se você procura aumentar o faturamento, fidelizar mais clientes e melhorar a lucratividade, não deixe de conferir!

Quando usar estratégias para superar a concorrência?

Existem vários momentos em que a sua farmácia vai se encontrar em um ambiente concorrido. 

Pode ser que você esteja disputando com outra marca a aprovação de um cliente em comum. Ou, ainda, outra loja pode ter sido aberta ao lado da sua, atraindo uma parte dos seus clientes. Seja qual for a situação, o importante é manter a calma e aprender a melhor forma de lidar com isso.

Felizmente, existem diferentes meios de abordar o concorrente, e estratégias que você pode usar para superá-lo. Procure dominar essas estratégias, mostrá-las para a sua equipe e, por fim, aplicá-las no dia a dia da empresa.

Estratégias que você pode usar para superar a concorrência

Confira, a seguir, as principais estratégias para superar a concorrência:

1. Analise sua concorrência

O primeiro passo para superar a concorrência é analisá-la. Pode parecer confuso, mas ela pode sim servir de exemplo para você. Observe quais estratégias ela usa, e quais delas são positivas ou negativas. Então, evite seus erros e veja como você pode aprender com o bom desempenho.

2. Defina uma boa política de preços e conheça a sua margem

Definir os preços dos seus produtos não é tão simples quanto parece, mas, algumas vezes, você vai depender deles para se sobressair. Antes de alterar qualquer valor, no entanto, você precisa conhecer a sua margem e entender quanto de lucro cada produto te oferece.

3. Adote alguma estratégia de marketing

Existem várias formas de usar o marketing a favor da sua farmácia. Não se trata apenas de divulgação, mas sim das maneiras como ela é feita. O e-mail marketing, por exemplo, é uma dessas maneiras, que utiliza uma lista de e-mails para estabelecer contato com o cliente, divulgar promoções, etc.

4. Crie planos de fidelização de clientes

Fidelizar clientes talvez seja uma das partes mais trabalhosas de todo o processo. No entanto, você precisa pensar como ele. O segredo está em fazer com que cada cliente se sinta único e valorizado. Existem várias formas de investir no relacionamento com o público, e você deve dominá-las.

5. Cuide da sua identidade visual

A identidade visual da sua farmácia de manipulação é o que vai causar ou não uma boa primeira impressão para outras marcas e clientes. Se você quer se destacar e atrair mais público do que a concorrência, invista na sua equipe, na qualidade, nos preços, nos valores e tudo o que diz respeito à sua identidade.

6. Preze pela qualidade de seus produtos

Certifique-se de que seus produtos tenham qualidade. Afinal, de nada adianta fazer todo um esforço com propagandas, investimentos e controle de preços se os seus serviços, em si, não valem a pena para o cliente.

7. Mantenha o foco no cliente e capacite seus colaboradores

Por fim, sua empresa precisa ter o conceito de foco no cliente. Para isso, busque conhecer o seu público, entender qual é a sua dor e voltar todas as energias para resolver o seu problema. Capacitar os seus colaboradores também é essencial para melhorar esse relacionamento.

Invista em seu prospect

Um prospect pode ser uma pessoa ou empresa que está se relacionando com a sua farmácia e que, em algum momento, pode vir a ser um cliente. Nesse caso, o seu objetivo deve ser o de conquistá-lo e promover sua fidelização.

Para ter sucesso com os prospects, você necessita ter uma abordagem estratégica e eficiente. Nessa hora, investir em um bom discurso e uma apresentação atrativa é essencial.

Então, se ajuste à linguagem do seu futuro cliente, entenda o que vai agradá-lo e qual é a melhor forma de chamar a sua atenção. 

Uma boa dica é escolher um material de apoio de qualidade, sempre prestar atenção no interlocutor e se inspirar em bons palestrantes para aprender como se conta uma boa história. Com tudo isso feito, a sua farmácia estará bem mais preparada!

Existem diversas ferramentas que podem te guiar para fazer tudo isso, e que vão te ajudar a conseguir bons resultados.
Aproveite os resultados!

E aí, Gostou de aprender novas estratégias para superar a concorrência? Agora é só aplicar no seu dia a dia e esperar pelos resultados. Não se esqueça de monitorar o seu progresso e sempre buscar um feedback dos clientes para saber quais ajustes realizar.

Esperamos que essas dicas atualizadas contribuam de forma positiva para que a sua farmácia de manipulação possa se destacar no mercado.
 
As dicas são realmente um grande passo à frente, mas é preciso sempre se manter atualizado e buscar novos meios de aprender para ter sucesso na gestão de uma empresa. Por isso, apresentamos a você o Empreenda Magistral, um seminário sobre empreendedorismo, vendas, gestão, economia e muito mais! 

O Empreenda já está na sua 5ª edição, e vai acontecer nos dias 24 e 25 de Outubro. Se você quer potencializar as suas vendas, e aprender mais sobre como desenvolver a sua farmácia de manipulação, conversando com especialistas, você não pode perder essa oportunidade. Garanta o seu lugar: https://www.empreendamagistral.com/

Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp