Motivos para Participar dos Eventos de Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Marketing
16/nov/2016


Enquanto um workshop ou seminário faz uma abordagem mais ampla sobre um determinado assunto, um evento de gestão e empreendedorismo expõe em poucos dias um apanhado de insights e aprendizados que muitos participantes demorariam anos para vivenciar. Digo isso, pois participo de muitos encontros como esse, leio a respeito do tema, faço cursos, e o que mais me motiva a continuar estudando são as experiências que eles me proporcionam. Além disso, é preciso sair “da bolha”, olhar de cima para o nosso negócio. Óbvio que conteúdo é importante, mas adquirir networking, trocar ideias com colegas, ver o que a concorrência está fazendo, expandir a mente,  são etapas fundamentais para a preparação de um excelente gestor ou empreendedor.

 

Recentemente participei de dois grandes eventos da área: O Day1, da Endeavor, empresa que fomenta o empreendedorismo pelo mundo e o HSM Expo 2016, organizado pela maior escola de negócios do Brasil, que dispensa apresentações (aqui vale a pena fazer um parênteses: se você faz parte do Movimento Farmacêutico Empresário, sabe do que eu estou falando), e neles pude perceber que os empreendedores de sucesso têm, prioritariamente, duas características em comum: Coragem e Paixão.

 

Assisti a depoimentos emocionantes, vi história de vidas que foram marcadas por altos e baixos, por incertezas, por interferências do mercado e da economia, mas vi o brilho nos olhos daqueles que contavam orgulhosos as suas trajetórias.

 

No #Day1, essa frase me marcou muito: “Empreender é ter coragem de arriscar depois de já ter dado errado uma vez, mesmo indo contra as dúvidas de todo mundo. É ter a coragem de optar pela jornada incerta por paixão”.

 

Inspirador, não é?

 

HSM Expo 2016

O que dizer de um evento que leva para o seu palco Steve Wozniak (co-fundador da Apple), Cláudio Galeazzi (responsável pelas maiores reestruturações do Brasil – Grupo Pão de Açucar, BRFoods), Ricardo Amorim (economista), entre outros? Eu te digo que não tem como não sair incomodada, motivada, inspirada e cheia de ideias.

Mas uma palestra, em especial, chamou muito a minha atenção. O cara? Márcio Fernandes, considerado pela revista Você S/A o líder mais admirado do Brasil em 2014, que obteve a maior pontuação da história da pesquisa, com 99% de satisfação e engajamento de seu time, nomeado aos 36 anos presidente da Elektro, uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do país, elaborando uma nova filosofia de gestão, que desafia o modelo tradicional e propõe ao mundo corporativo uma nova possibilidade: “A felicidade que dá lucro”.

 

Em apenas 50 minutos de palestra ele nos ensinou como fazer desse sentimento uma vantagem competitiva. Aqui vão algumas dicas:

 

1) Acreditar que coisas novas podem acontecer.

2) A base da felicidade é o propósito. Quando se há propósito, há engajamento.

3) Nada mais antiquado do que o individualismo, do que a “decisão da diretoria”. O poder da coletividade é muito melhor.

4) Mudar procedimentos e regras de forma rápida é fundamental, quando necessário. Mesmo que os instituídos já sejam bons. Sempre há espaço para melhorar.

5) Valorizar profundamente as pessoas. Proximidade gera credibilidade, que viabiliza confiança. A participação de todos resulta em engajamento, que faz com que todos que estejam ali queiram estar efetivamente presentes. Uma empresa que trabalha dessa forma, que envolve as pessoas, que inclui e as valoriza e faz com que se sintam bem.

6) É preciso ver sentido no que faz. As pessoas querem ser felizes e priorizam a qualidade de vida.

 

E nos deixou um recado:

“Crise é aquilo que você deixa entrar na sua vida ou na sua empresa, geralmente por arrogância”, Márcio Fernandes.

 

Dicas valiosas para repensarmos a forma como conduzimos os nossos negócios, não é?

 

Caso você seja corajoso e apaixonado e esteja se sentindo motivado a participar de um evento como este, eu vou te desafiar a tomar essa decisão agora para que não haja arrependimento depois. Veja aqui os motivos que listei para que você não fique de fora do próximo:


1 – Possibilidade de Imersão

Farmacêuticos e empresários respiram o seu negócio dia após dia, inegavelmente, mas a verdade é que atualmente vivemos em um mundo que nos distrai muito, que nos bombardeia com muitas informações. Temos várias obrigações e responsabilidades em diferentes setores e somos forçadas a prestar atenção em várias outras questões.  Nós, mulheres, temos ainda muitas outras atribuições quando chegamos em casa. É a famosa dupla jornada.

Nos eventos de gestão e empreendedorismo temos a chance de imergir por completo em um ambiente que não conseguimos estar no dia-a-dia – tão profundamente imergimos que aprendemos mais e levamos valores importantes conosco ao final do evento, o que permite que tenhamos insights incríveis e que saiamos muito mais inspiradas, focadas e apaixonadas pelo que decidimos fazer como ofício.


2 – É a chance de conhecer outras vertentes do seu negócio

É muito interessante observar que nesses eventos você vê várias vertentes do seu sendo desenvolvidas, o que te dá a chance de conhecer nossas possibilidades para trabalhar no atual nicho ou outro, com outras perspectivas e outros públicos. Já pensou em ter uma farmácia veterinária? Vale a pena investir num e-commerce?

Para quem está buscando novas possibilidades, sem saber muito bem em que segmento mergulhar, esse tipo de experiência não é apenas enriquecedora – é absolutamente primordial.


3 – Você pode mergulhar no seu nicho de negócios ou explorar outros. A opção é sua!

Eventos como este funcionam também como uma forma de definir ou se integrar mais ao seu nicho de mercado, além de conhecer outros, o que é sempre enriquecedor para a sua vida profissional, já que te premia com outras perspectivas, outros públicos e outras necessidades, que podem te permitir ter um desenvolvimento superior e melhorar o seu desempenho.  


4 – Você conhecerá outras pessoas que têm o mesmo objetivo que o seu

A internet permite que nos conectemos com mais facilidade com o resto do mundo, mas a verdade é que o contato olho no olho funciona muito bem na hora de fazer networking, e networking de qualidade você faz de perto, quando conhece gente interessante, criativa, que tem outro background, outros interesses, outras origens e prioridades. É enriquecedor.


5 – É uma oportunidade para aprender com quem faz na prática

Experiências são importantes e ricas fontes criativas e, muitas vezes, a gente subestima muito a experiência alheia, não é mesmo? A verdade, no entanto, é que se pode ganhar muito quando se escuta quem já venceu e, para isso, enfrentou vários obstáculos. Nestas situações temos a oportunidade de encontrar a saída para um problema, de fazer as ideias brotarem, de repensar o nosso negócio. As vitórias e os cases alheios quando contados com honestidade e humildade podem funcionar como verdadeiras fontes de inspiração.

 

6 – Aprender é sempre muito bom

É bem provável que a princípio você esteja desanimada, pois acha que não pode ficar longe de sua farmácia, acha que está perdendo tempo e dinheiro. Mas com o clima de um evento cheio de boas ideias, não demora para que acabe se soltando, se divertindo e vendo os ganhos com essa experiência. Ao final da programação, já vai sentir aquela saudade antecipada dos momentos vividos e compartilhados. Vai voltar motivada a fazer diferente.


7 – Você se sentirá acolhida. Em casa.

Nada mais chato do que ficar falando sem parar da sua paixão, que felizmente também é seu ganha-pão, e quase todo mundo (independentemente do contexto) acaba não demonstrando a mesma empolgação que você tem com aquilo. Já passou por isso? Garanto a você que grande parte dos sonhadores, líderes, empreendedores, pessoas que querem fazer acontecer sofrem com o descaso de muitos a sua volta no dia-a-dia. Isso não acontece nesses eventos, porque neles aquilo que te importa também importa para todos que estão lá, e muito! Se você optar por um evento direcionado que fale a “língua do seu mercado”, se sentirá, enfim, em casa.


O sentimento é o de estar finalmente acolhido, sendo compreendido e aceito. Portanto, não fique sem participar de eventos onde o foco é repensar o seu negócio, exercitar a sua criatividade ou ter novas ideias, independente da sua área de atuação. As experiências que serão vivenciadas certamente te farão ganhar muito como pessoa e profissional.

Autor(a)

Jussara Sanches
Jussara Sanches
Empresária Sua Voz Agência

Graduada em Jornalismo, com MBA em Marketing. Já atuou como gerente de marketing da Consulfarma, hoje sendo Fundadora e Diretora de sua própria agência de comunicação para o mercado da saúde: a Sua Voz Agência. Atualiza-se constantemente no mercado profissional através de eventos e cursos da área de empreendedorismo e farmácia magistral. Já atuou em empresas multinacionais e gerenciou processos de implantação de franquias.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp