Ácido Azeláico Previne Acne e Pode Ajudar a Melhorar Aspecto de Pele Acneica

Estudos Científicos
10/ago/2017

Ativo trata disfunções da pele e possui ações antibacterianas e comedolítica


Ácidos em fórmulas de cosméticos usados no tratamento de pele geram bastante discussão: usar, não usar, qual a necessidade disso? Um dos ácidos mais populares, o ácido azeláico, tem ação clareadora e ajuda a melhorar o aspecto da pele acneica, além de servir como prevenção da acne.

Você já pode ter visto que concentração de ácido azeláico pode variar de 5% à 25%, em consistência de gel ou creme. A opção gel é mais indicada para peles oleosas e em creme para a pele seca ou para o corpo, e o ácido é facilmente encontrado em farmácias comuns, mas também pode ser manipulado em farmácias especializadas quando indicado por profissionais de saúde.


A fim de entender como o ácido azeláico funciona, e suas principais funções, lançamos algumas perguntas para Lucas Portilho, farmacêutico e diretor da Consulfarma, que indicou o ácido azeláico como um ativo indicado para tratamento de diversas disfunções da pele com ações antibacterianas e comedolítica – que ajuda a combater o aparecimento de cravos -, e ainda antioxidante. O azeláico também ajuda na redução da inflamação em pacientes com acne e rosácea, depois que estudos científicos demonstraram a efetividade do ácido na redução da acne moderada, e também no tratamento de manchas.

Exatamente por isso, segundo a Dra. Claudia Marçal, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, o ácido azeláico começa a ser indicado para pacientes a partir dos 12 anos de idade.

Petiscos: Em que casos o ácido azeláico é indicado?
Lucas Portilho: No tratamento de acne vulgar, leve e moderada; hiperpigmentação pós-inflamatória; Opção terapêutica para o melasma na gravidez. É recomendado no tratamento de clareamento de peles escuras causado pela foliculite, portanto em casos específicos é usado no corpo além do rosto.

P: Podemos incluir o ácido azeláico em uma rotina de beleza diária?
LP: Por ser um ativo medicamentoso, o ácido azeláico é proibido em cosméticos. Portanto só pode ser usado quando indicado por um profissional da saúde.

P: O que acontece com a pele após a aplicação do ácido azeláico, e se usarmos frequentemente?
LP: Um dos efeitos do azeláico é a redução da espessura da epiderme, portanto só pode ser usado em casos onde esse efeito é benéfico. Por isso o uso contínuo do ácido pode levar a desidratação, pois uma epiderme muito fina tende a evaporar a água com mais facilidade, deixando a pele mais ressecada.

P: Dessa forma, o ácido azeláico pode ser combinado com outros cosméticos?
LP: Pode ser associado com outros ativos, principalmente com ingredientes hidratantes para evitar a perda de água transepidermal causada pelo afinamento da epiderme. Mas o principal produtos que deve ser combinado com o ácido azeláico é o filtro solar. Um paciente com acne que não utilizar o filtro tende a possuir mais manchas nas lesões de acne.


Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp