Utilização de Ômega-3 na Patologia Cardíaca

Estudos Científicos
27/set/2023

Diminui a Inflamação e Estresse Oxidativo


Patologia Cardíaca

Benefícios do Ômega-3

 

 

A insuficiência cardíaca congestiva, independentemente da etiologia, está associada à inflamação e aumento do estresse oxidativo, enquanto o suporte inotrópico de curto prazo resulta na redução dos marcadores de estresse oxidativo e inflamatório.


Numerosos artigos relataram que a insuficiência cardíaca é caracterizada por inflamação crônica local e sistêmica.Pacientes caninos e humanos com insuficiência cardíaca têm níveis elevados de uma série de marcadores inflamatórios. As citocinas pró-inflamatórias, especialmente TNF-a, IL-1 e IL-6, agravam as anormalidades hemodinâmicas, exercem efeitos tóxicos diretos no coração e desempenham um papel na inflamação, perda de tecido e perda de peso.


O estresse da parede, presente no coração sobrecarregado, causa inflamação estéril que contribui para a insuficiência cardíaca. A isquemia em vários tecidos, incluindo músculos esqueléticos e intestino, como consequência de vasoconstrição e subperfusão na insuficiência cardíaca, também induz inflamação. A mucosa intestinal subperfundida leva ao aumento da permeabilidade intestinal e aumenta a translocação de bactérias e suas toxinas para o sangue, contribuindo assim para a inflamação sistêmica.


Consumo de Ômega-3

à Estudos epidemiológicos mostraram uma correlação inversa entre o consumo de peixes ou outras fontes de ácidos graxos n-3 na dieta e eventos cardiovasculares. Vários mecanismos de ação para o efeito favorável dos ácidos graxos n-3 da dieta sobre os fatores implicados na patogênese da aterosclerose foram descritos. Estudos em cães, suínos e primatas não humanos têm mostrado consistentemente efeitos benéficos em vários modelos de doenças vaso-oclusivas.

à Os efeitos anti-inflamatórios e antiarrítmicos dos ácidos graxos ômega-3 podem ser benéficos no controle da perda de massa magra e arritmias comuns na insuficiência cardíaca. No entanto, os ácidos graxos ômega-3 também podem ter efeitos positivos no metabolismo energético do miocárdio, função endotelial, frequência cardíaca e pressão arterial e função imunológica.


Estudo Comprova

Resultados:

ü  Os resultados sugerem que a suplementação com óleo de peixe, mas não com óleo de linhaça, por 6 semanas reduz a arritmia em boxers com ARVC e que pode ser útil no tratamento dessa doença comum. Mais estudos são necessários para determinar a dose ideal e a duração do tratamento.


Referências bibliográficas

FREEMAN, L. M. Beneficial effects of omega-3 fatty acids in cardiovascular disease. J Small Anim Pract, 51, n. 9, p. 462-470, Sep 2010.

FREEMAN, L. M.; RUSH, J. E.; KEHAYIAS, J. J.; ROSS, J. N., JR. et al. Nutritional alterations and the effect of fish oil supplementation in dogs with heart failure. J Vet Intern Med, 12, n. 6, p. 440-448, Nov-Dec 1998.

SMITH, C. E.; FREEMAN, L. M.; RUSH, J. E.; CUNNINGHAM, S. M. et al. Omega-3 fatty acids in Boxer dogs with arrhythmogenic right ventricular cardiomyopathy. J Vet Intern Med, 21, n. 2, p. 265-273, Mar-Apr 2007.

VON SCHACKY, C.; HARRIS, W. S. Cardiovascular benefits of omega-3 fatty acids. Cardiovasc Res, 73, n. 2, p. 310-315, Jan 15 2007.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp