Utilização de Fator de Crescimento Epidérmico

Estudos Científicos
18/out/2023

Benefícios do EPIfactor® em Cães


Cicatrização de Feridas

Fases

São frequentes os casos de complicações de feridas na rotina da Clinica Veterinaria.

Em condições normais, o processo cicatricial segue um padrão previsível, podendo ser dividido em três períodos específicos. O processo cicatricial ocorre em três etapas diferenciadas que se sobrepõem, sendo a fase exsudativa (ou inflamatória), a proliferativa e a de maturação.


Fase Exsudativa

à Predominam eventos relacionados com a coagulação sanguínea (fase trombocítica) e o processo inflamatório. A vasoconstrição, agregação plaquetária e a ativação dos sistemas de coagulação caracterizam a etapa trombocítica. As plaquetas também são importantes por serem as primeiras células a produzirem citocinas essenciais à modulação da maioria dos eventos cicatriciais subsequentes.

à Além da hemostasia, nessa etapa ainda constatam-se os eventos inflamatórios, predominando a fagocitose através de células granulocíticas (polimorfonucleares) e macrófagos, caracterizando assim as fases granulocítica e macrofágica, respectivamente.

à Os macrófagos além da fagocitose também iniciam a reparação através da secreção de proteases, citocinas e substâncias vasoativas que dão continuidade às fases cicatriciais subsequentes. Esta fase tem a duração média de 48 a 72 dias.


Fase Proliferativa

à Os processos de granulação, contração e epitelização caracterizam a fase proliferativa;

à A granulação é a formação de um tecido composto de capilares, colágeno e proteoglicanos. Nessa etapa, há produção de colágeno pelos fibroblastos;

à A reepitelização vem acompanhada da migração e divisão mitótica das células basais nas bordas da ferida;

O terceiro evento dessa etapa da cicatrização é a contração, processo pelo qual ocorre o fechamento espontâneo das feridas cutâneas, através da ação especializada dos miofibroblastos.


 

EPIfactor®

Características e Mecanismo de Ação

EPIfactor® é um ativo de natureza proteica (EGF – Epidermal Growth Factor), produzido através de processo biotecnológico. Além disso, o ativo purificado e concentrado é estabilizado em um blend de óleos e envasado em ampola sob nitrogênio líquido, garantindo que a conformação molecular seja preservada, assegurando sua eficácia e alto desempenho, sendo sua aplicação é apenas por via tópica.


Ele pode ativar a própria célula que o secretou, e outras que também possuam seu receptor específico de membrana. Além disso, EPIfactor® apresenta um veículo oleoso composto por antioxidantes como flavonoides e polifenois, e ativos com ação emoliente.

 

Mecanismo de Ação

Quando EPIfactor® é aplicado sobre a pele, os receptores específicos (EGFr) presentes nas membranas das células epiteliais (queratinócitos e fibroblastos), o reconhecem como sendo parte do organismo. O ativo se liga por mecanismo de “chave e fechadura” ao receptor, e esta ligação desencadeia uma série de respostas celulares como:

 

à Proliferação;

à Migração celular;

à Síntese de proteínas da matriz dérmica.

Estes eventos culminam na regulação e estímulo do processo de regeneração cutânea.

 

Mecanismo de Ação

Muitas vezes os animais podem se ferir, tanto por mordeduras ou acidentes, como queimaduras, por exemplo. Além disso, injúria tecidual pode ser causada por úlceras e procedimentos cirúrgicos. EPIfactor® promove um processo de cicatrização rápido e eficaz, o que é muito favorável para a prevenção de infecções secundárias.


Referências bibliográficas

BAHR ARIAS, M. V.; PEREIRA, A. Manejo de feridas em cães e gatos - Revisão. La Clinica veterinaria, 38, p. 33-42, 10/11 2002.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp