Ubiquinol Melhora a Disfunção Endotelial em Pacientes Dislipidêmicos

Estudos Científicos
09/jun/2022

Aumenta a Dilatação Fluxo-Mediada e Metabólitos do Óxido Nítrico

Dislipidemia e Função Endotelial

Benefícios do Ubiquinol


A dislipidemia, caracterizada como alteração de uma ou mais frações de lipídeos sanguíneos, incluindo colesterol total (CT), lipoproteína de baixa densidade (LDL), triglicerídeos e lipoproteína de alta densidade (HDL), é um dos maiores fatores de risco para Doenças Cardiovasculares (DCV).


Coenzima Q10 -Quinona endógena lipofílica que desempenha um papel fundamental na bioenergética mitocondrial. Evidências demonstraram que a CoQ10 melhorou a vasodilatação dependente do endotélio, medida pela dilatação fluxo-mediada em pacientes com diabetes tipo 2 ou Doença Arterial Coronariana (DAC).


UbiquinolForma reduzida da Coenzima Q10, com atividade antioxidante, especialmente no compartimento vascular, impedindo a oxidação do LDL. Recentemente foi demonstrado que, além desses mecanismos, o ubiquinol é capaz de afetar a bioquímica celular, modulando a expressão gênica e promovendo efeitos anti-inflamatórios.


Estudo Comprova

Ubiquinol Melhora a Disfunção Endotelial Relacionada à Dislipidemia

 

Nesse estudo randomizado, duplo-cego e unicêntrico, os pesquisadores avaliaram as alterações na vasodilatação dependente do endotélio pelo ubiquinol em indivíduos saudáveis com dislipidemia moderada.


Resultados:


- A análise dos dados dos 48 pacientes que completaram o estudo demonstrou um aumento significativo na dilatação fluxo-mediada da artéria braquial em ambos os grupos tratados (1 e 2) comparado ao placebo, e um aumento acentuado nos níveis de CoQ10 plasmática, tanto total quanto na forma reduzida;


- O nitrito e nitrato sérico (NOx) aumentaram significativamente e de forma dose-dependente em todos os indivíduos dos grupos 1 e 2, enquanto o tempo de atraso na oxidação do LDL melhorou significativamente no grupo 1.


Conclusão:

 

O ubiquinol melhorou significativamente a disfunção endotelial relacionada à dislipidemia. Esse efeito foi fortemente associado ao aumento da biodisponibilidade do óxido nítrico e foi parcialmente mediado pelo aumento da proteção antioxidante do LDL.

17º Congresso Consulfarma

Estão abertas as inscrições para o maior evento magistral do mundo!

Programação disponível!

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade