Suplemento de Ácido Hialurônico e Colágeno como Preventivo da Displasia do Cotovelo

Estudos Científicos
25/out/2023

Eficácia Comprovada em Estudo


Displasia do Cotovelo Canino

Características e Tratamento

 

 

O uso de condroprotetores orais para o tratamento de doenças articulares como a osteoartrite (OA) em humanos e animais tem sido amplamente estudado, e os efeitos sinérgicos de diferentes nutracêuticos são um passo à frente no manejo da OA.


Displasia de Cotovelo Canino

A displasia do cotovelo canino (DE) é o desenvolvimento anormal da articulação do cotovelo. Esta condição inclui o processo coronóide medial fragmentado (FMCP), osteocondrose do úmero (OC), processo anconeal não unido (UAP), lesão da cartilagem articular e incongruência da articulação do cotovelo . Esses distúrbios estão associados a vários graus de instabilidade articular, inflamação e fragmentos soltos dentro da articulação que resultam em claudicação e osteoartrose (OA).


Tratamento da DE

à Envolver a correção das causas subjacentes antes que ocorram lesões articulares significativas;

à Durante os estágios iniciais da doença, diferentes medidas terapêuticas não cirúrgicas, como terapia analgésica (AINEs), perda de peso, restrição de exercícios, consumo alimentar funcional, suplementos nutricionais, fisioterapia e outras modalidades complementares podem ser consideradas;

Além disso, vários procedimentos cirúrgicos e formulações condroprotetoras para o tratamento de casos estabelecidos e os sintomas que os acompanham foram desenvolvidos. No entanto, pouco se sabe sobre os tratamentos preventivos para a DE.



 


Estudo Comprova

Este estudo piloto de fase IV, randomizado, controlado e prospectivo. A investigação foi conduzida no centro de treinamento da ONCE Guide Dog Foundation (Espanha).  Avaliação clínica e monitoramento contínuo dos animais também foram realizados. Um total de 105 cães Labrador preencheram os critérios de seleção.


Resultados

ü  Ao analisar os sintomas da displasia aos 12 meses de idade, foram encontradas diferenças significativas entre o grupo de tratamento (12,5%) e o grupo de controle (61,5%). Quando os animais tinham 20 meses de idade, nenhum dos cães tratados apresentou sintomas articulares associados à displasia articular, enquanto esses sintomas persistiram no grupo de controle;

ü  As mudanças nos achados da avaliação ortopédica (claudicação, amplitude de movimento e inchaço) ao longo do tempo foram significativamente diferentes apenas no grupo de controle para o qual a gravidade dos sintomas aumentou ao longo do estudo. No grupo de tratamento, os sintomas ocorreram em menor extensão ou não foram observados, e não houve diferenças significativas ao longo do tempo, uma vez que os sintomas melhoraram.

ü  O grupo de controle apresentou claudicação principalmente do lado esquerdo, bem como menor amplitude de movimento e edema à direita e à esquerda. Na última visita de acompanhamento, as diferenças entre os dois grupos aumentaram e foram significativas para todos os parâmetros avaliados: claudicação, amplitude de movimento e inchaço nos cotovelos direito e esquerdo.  No entanto, sinais radiográficos de displasia ainda foram observados em animais de ambos os grupos aos 20 meses de idade.

 

Conclusão

Esses resultados sugerem que o uso de um suplemento diário contendo hialuronato, colágeno e outros glicanos pode ser uma opção para o tratamento dos sinais e sintomas da displasia articular como alternativa à cirurgia.


Referências bibliográficas

KIRBERGER, R. M.; FOURIE, S. L. Elbow dysplasia in the dog: pathophysiology, diagnosis and control. J S Afr Vet Assoc, 69, n. 2, p. 43-54, Jun 1998.

 

KIRBERGER, R. M.; STANDER, N. Incidence of canine elbow dysplasia in South Africa. J S Afr Vet Assoc, 78, n. 2, p. 59-62, Jun 2007.

 

MARTÍ-ANGULO, S.; GARCÍA-LÓPEZ, N.; DÍAZ-RAMOS, A. Efficacy of an oral hyaluronate and collagen supplement as a preventive treatment of elbow dysplasia. J Vet Sci, 15, n. 4, p. 569-574, Dec 2014.

 
 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp