Suplementação de Vitamina D no Declínio Cognitivo em Idosos

Estudos Científicos
23/jan/2024

Aumenta o Comprimento dos Telômeros e Reduz o Estresse Oxidativo


Declínio Cognitivo

Mecanismos Envolvidos

 

 

Comprimento dos Telômeros

Os telômeros são estruturas de proteína de DNA localizadas nas extremidades dos cromossomos eucarióticos lineares que protegem essas regiões de danos ao DNA.


Estudos demonstraram que o comprimento dos telômeros pode ser um fator crítico na predeterminação da taxa de comprometimento cognitivo leve ou progressão de Doença de Alzheimer.


Assim, um método potencialmente benéfico para melhorar a função cognitiva é manter ou aumentar o comprimento dos telômeros para proteger os neurônios.


Estresse Oxidativo

Outra reação associada ao declínio cognitivo é o estresse oxidativo, caracterizado como um desequilíbrio entre a oxidação e a atividade antioxidante.


O atrito dos telômeros ativa a resposta de dano ao DNA, que pode aumentar o dano oxidativo. Nesse estado, o estresse oxidativo induz a senescência celular e causa o declínio cognitivo.


Vitamina D

Antes de exercer os efeitos biológicos, a vitamina D deve sofrer hidroxilação para se converter em 25-hidroxivitamina D (25(OH)D3) e 1,25-diidroxivitamina D (1,25(OH)2D3) no corpo. Os baixos níveis de 25(OH)D3 estão fortemente associados com o declínio cognitivo e doença neurodegenerativa;

Além disso, um estudo mostrou os efeitos positivos da suplementação de vitamina D em domínios cognitivos específicos, como memória visual e de trabalho.



Estudo Comprova

Esse estudo duplo-cego, randomizado e placebo-controlado teve como objetivo avaliar a eficácia da suplementação de vitamina D na melhora da função cognitiva em indivíduos idosos com comprometimento cognitivo leve e se o mecanismo é mediado pelo comprimento dos telômeros, que regula o estresse oxidativo


Resultados

- A ANOVA de medidas repetidas mostrou melhorias substanciais no Full Scale Intelligence Quotient (FSIQ), informação, extensão de dígitos, vocabulário, desenho de bloco e pontuações de arranjo de imagem no grupo de vitamina D em relação ao grupo de placebo;

 - O comprimento do telômero de leucócitos foi significativamente maior, enquanto 8-OXO-dG, OGG1mRNA e P16INK4amRNA séricos revelaram maiores reduções no grupo de vitamina D em relação ao grupo de placebo;

- De acordo com a análise ANOVA de modelo misto de medidas repetidas, o grupo de vitamina D mostrou um aumento significativo na pontuação FSIQ por 12 meses em comparação com o controle (valor estimado = 5,132).

 

Conclusão

Foi possível concluir que a suplementação de vitamina D por 12 meses parece melhorar a função cognitiva por meio da redução do estresse oxidativo, regulado pelo aumento do comprimento dos telômeros em adultos com comprometimento cognitivo leve. A vitamina D pode ser uma estratégia de saúde pública promissora para prevenir o declínio cognitivo.


Referências bibliográficas

YANG, T.; WANG, H.; XIONG, Y.; CHEN, C. et al. Vitamin D Supplementation Improves Cognitive Function Through Reducing Oxidative Stress Regulated by Telomere Length in Older Adults with Mild Cognitive Impairment: A 12-Month Randomized Controlled Trial. J Alzheimers Dis, 78, n. 4, p. 1509-1518, 2020.



 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp