Suplementação de Saffron em Pacientes com Colite Ulcerativa

Estudos Científicos
31/out/2023

Reduz a Severidade da Doença e Aumenta os Fatores Antioxidantes


Colite Ulcerativa

Benefícios do Saffron


A doença inflamatória intestinal (DII) tem duas formas principais, incluindo a doença Crohn (DC) e a colite ulcerativa. A colite ulcerativa é uma doença crônica recorrente o cólon e reto caracterizada por inflamação e ulceração da mucosa.

 

Estresse Oxidativo na Colite Ulcerativa

Um dos fatores mais importantes no desenvolvimento da Colite Ulcerativa é o estresse oxidativo.


Existem vários mecanismos de defesa antioxidante celular, incluindo vias não-enzimáticas e enzimáticas, para proteger os sistemas biológicos das ROS.

 

Saffron

O Saffron (Crocus sativus L.) é um condimento com propriedades corantes que possui crocetina, crocina, picrocina e safranal, sendo eficaz na modulação da inflamação e do estresse oxidativo.


De acordo com evidências prévias, o Saffron e seus componentes podem ter efeitos antioxidantes através do aumento da expressão de genes e proteínas antioxidantes.   Além disso, o aumento da capacidade antioxidante e a diminuição da oxidação das lipoproteínas foram observados em pessoas saudáveis que consomem 50 mg de açafrão duas vezes ao dia.


Estudo Comprova


Esse estudo randomizado e duplo-cego avaliou os efeitos da suplementação de Saffron na severidade da doença e fatores oxidativos e antioxidantes em pacientes com colite ulcerativa.


Resultados

ü  Após 8 semanas, houve um aumento significativo na pontuação média do Simple Clinical Colitis Activity Index Questionnaire (3,83±1,78 para 3±1,60), níveis séricos de Capacidade Antioxidante Total (2,68±0,90 para 2,79±0,87), superóxido dismutase (60,69±9,59 para 66,30±10,79) e glutationa peroxidase (22,05±1427 para 29,67±17,97) em pacientes que receberam Saffron comparado ao grupo placebo.


Conclusão

A suplementação de Saffron pode ser uma alternativa eficaz na melhora dos fatores antioxidantes e redução da severidade da doença em pacientes com Colite Ulcerativa.


Referências bibliográficas

TAHVILIAN, N.; MASOODI, M.; FAGHIHI KASHANI, A.; VAFA, M. et al. Effects of Saffron supplementation on oxidative/antioxidant status and severity of disease in ulcerative colitis patients: A randomized, double-blind, placebo-controlled study. Phytotherapy Research, n/a, n. n/a.




Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp