Suplementação de Picolinato de Cromo é Benéfica em Pacientes com DHGNA

Estudos Científicos
15/fev/2024

Reduz os Níveis de Triglicerídeos, HOMA-IR, Insulina, Fetuína-A e Fatores Inflamatórios


DHGNA

Mecanismos Envolvidos

 

 

A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) é uma das desordens metabólicas crônicas mais significativas, caracterizada pelo acúmulo excessivo de triglicerídeos no fígado sem consumo de álcool.


·      -  Existe uma relação direta entre a resistência à insulina e o conteúdo de gordura do fígado;

·      -  O aumento da sensibilidade à insulina pode resultar em melhora da função endotelial, controle glicêmico e diminuição do risco de aterosclerose;

·      -  A inflamação crônica aumenta o desenvolvimento da DHGNA, e reduzir a inflamação é uma abordagem adequada e eficaz nessa desordem.


Fetuína-A

A fetuína-A (glicoproteína a2-Heremans-Schmid) é uma glicoproteína sintetizada principalmente pelo fígado, utilizada como um indicador significativo da DHGNA. Várias pesquisas propuseram que a fetuína-A pode inibir a autofosforilação de receptores de insulina, a sinalização downstream subsequente e desempenha um papel no acúmulo de gordura hepática.


Picolinato de Cromo

- Em estudos anteriores, o cromo demonstrou melhorar a resistência à insulina e o metabolismo lipídico, além de proteger contra danos hepáticos;

- Em outro estudo mais recente, o cromo reduziu o conteúdo de citocinas pró-inflamatórias (IL-1ß e TNF-a, IL-12) e restaurou os níveis de citocinas anti-inflamatórias (IL-10) para os valores de controle na esteatose hepática induzida por ácido oleico em modelo animal;

- Foi demonstrado também que o cromo pode aumentar a sensibilidade à insulina no diabetes tipo 2.


Estudo Comprova

Esse estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de picolinato de cromo no status glicêmico, perfil lipídico, marcadores inflamatórios e fetuin-A em pacientes com DHGNA.


Resultados

ü  O grupo cromo mostrou redução significativa, quando comparado ao placebo, do Triglicerídeo (TG), índice aterogênico do plasma (AIP), lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL), insulina, Homeostatic Model Assessment for Insulin Resistance (HOMA-IR), proteína C reativa de alta sensibilidade (PCR-as), interleucina (IL)-6, fator de necrose tumoral-alfa (TNF-a) e fetuína-A;

ü  Além disso, o cromo aumentou significativamente o Quantitative Insulin Sensitivity Check Index (QUICKI);

ü  Não houve diferenças significativas no colesterol total (TC), colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL), colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), glicemia em jejum (FBS), hemoglobina A1c (HbA1C), interleucina (IL) -17 entre os dois grupos (p <0,05).

 

Conclusão

O picolinato de cromo diminuiu significativamente os níveis de TG, insulina, HOMA-IR, fetuína-A, o número de fatores inflamatórios e aumentou o QUICKI sem alterar os níveis de FBS, HbA1C, TC, LDL, HDL, IL-17 e intensidade de esteatose hepática em pacientes com DHGNA.



Referências bibliográficas

MORADI, F.; KOOSHKI, F.; NOKHOSTIN, F.; KHOSHBATEN, M. et al. pilot study of the effects of chromium picolinate supplementation on serum fetuin-A, metabolic and inflammatory factors in patients with nonalcoholic fatty liver disease: A double-blind, placebo-controlled trial. Journal of Trace Elements in Medicine and Biology, 63, p. 126659, 2021/01/01/ 2021. 


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp