Suplementação de Curcumina em Mulheres com SOPC

Estudos Científicos
13/fev/2024

Reduz a Hiperglicemia e o Hiperandrogenismo


SOPC

Benefícios da Curcumina

A Síndrome do Ovário Policístico (SOPC) é uma das desordens endócrinas mais comuns em mulheres na idade reprodutiva. Embora seu exato mecanismo ainda não seja totalmente esclarecido, o hiperandrogenismo e o defeito na sinalização de insulina (que leva a hiperinsulinemia compensatória) estão envolvidos.


Um grande número de pacientes com SOPC apresenta resistência à insulina e hiperinsulinemia, o que sugere que a insulina pode ter um papel crítico na fisiopatologia ou manutenção da SOPC. Além disso, andrógenos excessivos em pacientes com SOPC causam mudanças na distribuição da gordura corporal e hirsutismo.

 

Em relação à associação entre obesidade e SOPC, parece que a nutrição pode desempenhar um papel significativo na incidência e controle da doença.

 

Curcumina

A curcumina é um curcuminóide bioativo, extraído dos rizomas do açafrão com uma ampla gama de propriedades farmacológicas, incluindo a capacidade de reduzir a inflamação, o estresse oxidativo e a resistência à insulina.

A curcumina atua como antioxidante e anti-inflamatório por meio de diversos mecanismos, como efeitos na expressão gênica e sinalização celular;

Foi demonstrado que a curcumina melhora a resistência à insulina, aumentando a oxidação de ácidos graxos e glicose nos tecidos periféricos.


 

Estudo Comprova

O objetivo desse estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado foi avaliar os efeitos da curcumina na melhora da glicemia, resistência à insulina e hiperandrogenismo em indivíduos com SOPC.


Resultados

ü  No final do estudo, os níveis de GPJ e dehidroepiandrosterona diminuíram significativamente no grupo 1 em comparação com o controle (diferença de mudança (pós-pré) entre os grupos de intervenção e placebo: -4,11 mg/dL; - 0,35 mg/dL no grupo 1; e 26,53 µg/dL; -4,34 µg/dL no grupo 2, respectivamente);

ü  Também observamos um aumento estatisticamente não significativo nos níveis de estradiol no grupo 1 em relação ao controle;

ü  Nenhum evento adverso sério foi relatado durante o ensaio.

 

Conclusão

A curcumina pode ser um suplemento seguro e útil para melhorar a hiperandrogenemia e hiperglicemia associadas à SOPC.


Referências bibliográficas

ADVANI, K.; BATRA, M.; TAJPURIYA, S.; GUPTA, R. et al. Efficacy of combination therapy of inositols, antioxidants and vitamins in obese and non-obese women with polycystic ovary syndrome: an observational study. J Obstet Gynaecol, 40, n. 1, p. 96-101, Jan 2020.

 

HESHMATI, J.; MOINI, A.; SEPIDARKISH, M.; MORVARIDZADEH, M. et al. Effects of curcumin supplementation on blood glucose, insulin resistance and androgens in patients with polycystic ovary syndrome: A randomized double-blind placebo-controlled clinical trial. Phytomedicine, 80, p. 153395, Jan 2021.

 



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp