Suplementação de Ashwagandha em Indivíduos com Insônia e Indivíduos Saudáveis

Estudos Científicos
22/out/2023

Melhora a Qualidade do Sono e é uma Opção Bem Tolerada


Insônia

Efeitos Benéficos da Ashwagandha

O sono é um dos aspectos fisiológicos mais importantes da saúde humana, uma vez que auxilia na reciclagem de energia, vitalidade e rejuvenescimento. A insônia se tornou o distúrbio do sono mais comum e com uma alta taxa de prevalência.


Devido ao comprometimento da qualidade de vida e das funções cognitivas, a insônia é considerada uma condição clínica e pode estar associada a transtornos de depressão e ansiedade.


Ashwagandha

A Ashwagandha (Withania somnifera (L.) Dunal) é um pequeno arbusto pertencente à família Solanaceae. Mais de 50 constituintes químicos foram identificados nas várias partes da planta, incluindo alcaloides e lactonas esteroides.

 

Entre algumas das atividades da Ashwagandha estão:

Ø  Sedativo;

Ø  Anti-inflamatório;

Ø  Analgésico;

Ø  Ansiolítico;

Ø  Imunomodulador.



Estudo Comprova

Esse estudo randomizado, de grupos-paralelos, estratificado e placebo-controlado teve como objetivo avaliar os efeitos farmacológicos da Ashwagandha no sono em indivíduos saudáveis e também em indivíduos com insônia.


Resultados

ü  Em ambos os indivíduos (com insônia e saudáveis), houve melhora significativa nos parâmetros do sono no grupo 1. A melhora foi mais significativa nos indivíduos com insônia comparado aos indivíduos saudáveis;

ü  A análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas confirmou a melhora significativa em SOL, parâmetros do HAM-A, alerta mental e qualidade do sono em pacientes com insônia;

ü  A ANOVA de duas vias foi usada para confirmar os resultados que denotaram latência do início do sono e eficiência do sono como os parâmetros que mais melhoraram, seguido por TST e WASO;

ü  Todos esses parâmetros (SOL, TST, WASO, TIB, SE, PSQI, HAM-A, Prontidão Mental e Qualidade do sono) também foram avaliados estatisticamente quanto à melhora significativa dentro do grupo, tanto para o tratamento, quanto para os grupos de placebo no grupo saudável e os conjuntos de dados de insônia. Os resultados obtidos sugerem mudanças estatisticamente significativas entre os valores basais e o final dos resultados do estudo, exceto para o HAM-A e os escores de alerta mental, no grupo de indivíduos saudáveis.

 

Conclusão

Esse estudo confirmou que o extrato de Ashwagandha pode melhorar a qualidade do sono e auxiliar no gerenciamento da insônia, sendo uma opção bem tolerada por todos os pacientes, independente de sua condição de saúde.


Referências bibliográficas

LANGADE, D.; THAKARE, V.; KANCHI, S.; KELGANE, S. Clinical evaluation of the pharmacological impact of ashwagandha root extract on sleep in healthy volunteers and insomnia patients: A double-blind, randomized, parallel-group, placebo-controlled study. Journal of Ethnopharmacology, 264, p. 113276, 2021/01/10/ 2021.




Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp