Sambucus nigra nas Infecções Virais do Trato Respiratório Superior

Estudos Científicos
17/out/2023

Auxilia na Diminuição da Febre, Coriza e Dor de Cabeça


Uso de Sambucus nigra em Indivíduos com Infecção do Trato Respiratório


Apresenta Propriedades Antimicrobianas, Antivirais, Antioxidante e Imunomodulatória


A infecção respiratória, ou de vias áreas, é uma infecção que surge em qualquer região do trato respiratório, atingindo as vias aéreas superiores, como narinas, garganta ou ossos da face, até as vias aéreas inferiores, como brônquios e pulmões.

 

Geralmente, este tipo de infecção é provocado por vírus, bactérias ou fungos, de diversos tipos, provocando sintomas como coriza, espirros, tosse, febre ou dor de garganta, por exemplo. Estas infecções são mais comuns no inverno, pois é o período em que há maior circulação dos micro-organismos, já que quando a temperatura fica mais baixa há uma maior tendência das pessoas em ficar em ambientes fechados. Alguns fitoterápicos são utilizados como auxiliares no controle dessas infecções.

 

Sambucus nigra

A planta Sambucus nigra (Elderberry ou Sabugueiro) pertence à família Adoxaceae, que é nativa da Europa, Ásia e Norte da África. Historicamente, a flor e o fruto da planta Elder têm sido usados ??em preparações de ervas para o tratamento de resfriado comum e gripe. Estudos pré-clínicos demonstraram que os extratos de sabugueiro têm efeitos antimicrobianos e antivirais, incluindo atividade contra os vírus influenza. Esses efeitos antivirais foram atribuídos à inibição da replicação viral por S.nigra. Além disso, foi demonstrado que os extratos de sabugueiro aumentam as citocinas que ativam a imunomodulação.

 

Constituintes do Sambucus nigra

O extrato de S. nigra contém vários constituintes, incluindo flavonoides, triterpenos, acil-espermidinas, ácido a-linolênico, ácido linoleico, mucilagem e derivados do ácido hidroxicinâmico. O rico conteúdo de antocianinas está associado à atividade antioxidante. Os frutos verdes também contêm constituintes tóxicos, mas estes são eliminados durante os processos de secagem e aquecimento; como tal, esses constituintes tóxicos não estão tipicamente presentes em preparações disponíveis comercialmente.

 

Os flavonoides especificamente presentes nessa espécie foram apontados como principais mediadores terapêuticos contra a cepa H1N1, reduzindo a entrada do vírus nas células hospedeiras. Estes flavonoides são capazes de se ligar a proteínas ancoradoras dos vírions da estirpeH1N1, resultando na incapacidade dos vírus em entrar nas células do hospedeiro, prevenindo efetivamente a infecção por H1N1 in vitro.


 

 

Estudo de Revisão Demonstra

Harnett et al. (2020) conduziram um estudo de revisão com o objetivo de avaliar os efeitos da suplementação de Sambucus nigra como adjuvante no tratamento relacionados com as infecções virais do trato respiratório superior.


Resultados

Ø  As evidências incluídas nessa revisão são derivadas principalmente de estudos clínicos envolvendo participantes adultos e que usaram formulações contendo S. nigra por no máximo até 16 dias;

Ø  Os resultados dessa revisão demonstraram que as preparações mono-fitoterápicas contendo S. nigra podem reduzir os sintomas relacionados com a infecção causada pela influenza, incluindo: febre, dor de cabeça, congestão nasal e secreção da mucosa nasal em adultos;

Ø  Esses foram significativos quando a medicação fitoterápica foi utilizada dentro de 48 horas após o início dos sintomas;

Ø  Dentro de 2 a 4 dias de tratamento com S. nigra, a maioria dos participantes adultos demonstraram uma diminuição significativa dos sintomas, em uma média de 50%;

Ø  Os efeitos adversos foram raros, sem eventos graves relatados;

Ø  Não foram encontradas evidências científicas do uso desse fitoterápico em mulheres grávidas ou em lactação.

 

Conclusão

Essa revisão demonstrou os possíveis uso do S. nigra como auxiliar no tratamento de pacientes com infecções do trato respiratório superior. Houve significativa redução dos sintomas como, febre, dor de cabeça e sintomas nasais. Os efeitos colaterais foram considerados raros.


Referências bibliográficas

HARNETT, J. et al. The effects of Sambucus nigra berry on acute respiratory viral infections: A rapid review of clinical studies. Adv Integr Med. 2020 Dec;7(4):240-246. doi: 10.1016/j.aimed.2020.08.001. Epub 2020 Aug 22.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp