Propionato de Clobetasol em Pacientes com Psoríase

Estudos Científicos
01/jan/2024

Formulação Demonstra Eficácia e Maior Segurança Quando Comparada a Maior Dose


Propionato de Clobetasol em Pacientes com Psoríase

Creme em Menor Dose Demonstra Maior Segurança

 

 

A psoríase é uma doença crônica auto-imune da pele. A prevalência da psoríase varia entre os países de 0,09–11,43%, levando a uma grave carga global com um impacto negativo significativo na qualidade de vida dos pacientes.

 

Os sintomas da psoríase podem ocorrer em qualquer parte do corpo e costumam ser caracterizados por placas crônicas, nitidamente demarcadas e escamosas eritematosas que costumam ser dolorosas e gravemente pruriginosas. 


Propionato de Clobetasol

Os corticosteroides tópicos são os medicamentos mais comumente prescritos para pacientes com psoríase moderada a grave. O propionato de clobetasol, um corticosteroide tópico muito potente em comparação com outros corticosteroides, demonstrou cura rápida e eficácia para psoríase.


A potência superelevada do creme de propionato de clobetasol leva a uma maior absorção sistêmica, o que pode resultar em maior risco de efeitos colaterais sistêmicos, como supressão do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA), mesmo na dose recomendada tão baixa quanto 2 g / dia.

 

Portanto, há uma necessidade de desenvolver novas formulações contendo baixas  concentrações de propionato de clobetasol, o que proporcionaria um perfil risco-benefício favorável.



Estudo Comprova

Esse estudo cego, randomizado, controlado e multicêntrico conduzido por (Sidgiddi et al., 2021) teve como objetivo avaliar a supressão do eixo HPA, eficácia e segurança do propionato de clobetasol em pacientes com psoríase moderada a grave.


Resultados

ü  No final do tratamento, a proporção de pacientes com um teste de estimulação ACTH anormal (níveis de cortisol = 18 µg / dl) foi numericamente menor em formulações de 0,025% em comparação com creme de 0,05% (p = 0,320);

ü  A redução nas pontuações de queimação, ardência e prurido foram comparáveis ??em todos os grupos de tratamento e as taxas de sucesso de Avaliação Global de Psoríase foram maiores com formulações de 0,025%:

 

Conclusão

Os resultados apontam que o propionato de clobetasol pode ser um tratamento eficaz para a psoríase moderada a grave em comparação com o creme ,demonstrando eficácia comparável com um melhor perfil de segurança sistêmica.


Referências bibliográficas

SIDGIDDI, S. et al. Efficacy and Safety of Novel Formulation of Clobetasol Propionate 0.025% Cream in Indian Moderate-to-Severe Psoriasis Patients: Phase-2a, Randomized 3-Arm Study. Dermatol Ther (Heidelb). 2021 Aug 28. doi: 10.1007/s13555-021-00591-z. Online ahead of print.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp