Progesterona em Mulheres Fumantes

Estudos Científicos
05/fev/2024

Auxilia na Cessação do Tabagismo


Uso de Progesterona em Mulheres Fumantes

Auxilia na Cessação do Tabagismo

 

Existem estudos que avaliam o papel dos hormônios sexuais nos abusos de substâncias ilícitas ou lícitas (incluindo o uso do tabaco) continuam em pleno desenvolvimento. Literaturas pré-clínicas fornecem fortes evidências que indicam que a progesterona pode ser um hormônio protetor contra comportamentos relacionados ao abuso de substâncias ilícitas ou lícitas.


Algumas avaliações demonstraram que, durante a fase lútea (níveis mais elevados de progesterona), houve melhoras nos resultados de cessação do tabagismo entre as mulheres que pararam de fumar durante o período luteal quando comparado com a fase folicular (baixa síntese de progesterona) do ciclo menstrual.


Em um estudo de corte retrospectivo usando a bupropiona como fármaco para auxiliar na cessação do tabagismo, foi observado que as mulheres que apresentaram melhores resultados com esta terapia estavam na fase lútea, ou seja, níveis mais elevados de progesterona em comparação com as mulheres na fase folicular.

 

Estudos em homens também demonstraram que a progesterona apresentou uma redução nos quesitos comportamentais que levavam ao aumento do consumo de substâncias lícitas ou ilícitas, porém em menor escala, quando comparado com as mulheres. Portanto, a progesterona pode melhorar os resultados da cessação do tabagismo em mulheres.

Mecanismo de Ação da Progesterona na Cessação do Tabagismo

Os mecanismos pelos quais a progesterona atua no tabagismo não estão claros. Porém, a alopregnanolona, um metabólito neuroativo da progesterona, pode ser um fator envolvido, já que este tem sido implicado na redução do estresse e também atuaria como um redutor para os comportamentos relacionados ao abuso de substâncias lícitas ou ilícitas. 




Estudo Comprova

Estudo conduzido por Tosun et al. (2021) avaliou se a progesterona é mais efetiva na cessação do tabagismo mulheres do que o placebo. 


Resultados

Ø  As participantes do estudo fumavam uma média de 10,5 cigarros por dia;

Ø  Comparado com o placebo, a administração de progesterona reduziu o volume do sopro em 300 ml [intervalo de confiança (IC) de 95%: -536 a -65 – p=0,01] e também houve indicativo de diminuição no número e no fluxo do sopro;

Ø  Nas pacientes do grupo placebo não foram observados efeitos nas medidas de topografia do tabagismo.

 

Conclusão

A administração de progesterona exógena apresenta grande potencial de reduzir a intensidade do tabagismo após um período de abstinência em mulheres em idade reprodutiva.


Referências bibliográficas

ALLEN, A. et al. Effect of exogenous progesterone administration on smoking topography. Addict Behav. 2021 Jan;112:106570. doi: 10.1016/j.addbeh.2020.106570. Epub 2020 Jul 22.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp