Primeiros Passos para Contratar um Propagandista

Gestão e Marketing
12/jul/2023


A farmácia que deseja crescer e ser reconhecida pelo prescritor precisa contratar um Propagandista para fazer a visitação médica.

Entretanto, muitos clientes reclamam que isso não é uma escolha fácil, pois depois que investem no profissional, ele vai para a concorrência.

Por isso, nós vamos explicar aqui os passos para contratar, treinar e fidelizar um visitador médico na sua farmácia de manipulação.

DEFINA O PERFIL E AS CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL

Tenha em mente que o Propagandista irá representar a imagem da sua farmácia perante os médicos.

Assim, é fundamental considerar características como habilidade de comunicação, atenção aos detalhes, um sorriso acolhedor e a capacidade de se relacionar bem com as pessoas.

Determinar o grau de escolaridade e a área de formação também é um fator importante para facilitar sua escolha.

Candidatos da área da saúde aprendem os termos utilizados na propaganda de forma mais fácil, mas profissionais da área de comunicação e vendas também têm muita facilidade em aprender e repassar as informações.

É importante que o candidato demonstre interesse em estudar, aprender e se manter atualizado, uma vez que lidamos com prescritores que são ávidos por conhecimento e gostam de receber visitas de pessoas que estão sempre prontas para contribuir e agregar valor.

A experiência anterior é importante, mas não fundamental.

Por fim, lembre-se: todas as pessoas podem ser treinadas e capacitadas, é somente o caráter que não conseguimos mudar em um indivíduo.

ANÚNCIO DA VAGA

Defina as características principais que vai colocar no anúncio de visitação médica.

Faça um comunicado mais amplo, sem muitas restrições, pois assim terá facilidade de avaliar diferentes currículos.

Os melhores meios de divulgação são: LinkedIn, Emprega (da sua cidade) e redes sociais da sua farmácia.


Quer saber todos os segredos para uma boa visitação médica? Clique aqui e descubra como!


RECRUTAMENTO

Escolha os currículos que melhor preencherem as características que está buscando e convide os candidatos para uma entrevista em grupo.

SELEÇÃO

Na entrevista coletiva, dê uma tarefa para ser realizada, por exemplo: vender um balde furado ou um ar condicionado no Alasca.

Avalie a formação do grupo, quem toma a frente na escolha dos participantes, quem é o porta-voz, quem distribui as tarefas, etc.

Separe os candidatos que mais se destacaram para uma entrevista individual.

Analise o perfil, veja se está de acordo com os seus valores e faça a contratação.

TREINAMENTO

Esse profissional vai precisar passar por todos os departamentos da farmácia de manipulação: atendimento, teleatendimento, laboratórios e controle de qualidade.

Ele precisa entender a rotina da farmácia para poder responder melhor os questionamentos médicos.

ACOMPANHAMENTO

O Propagandista precisa ser acompanhado na sua rotina diária.

Faça reuniões semanais para falar das visitas, material de visitação apresentado e solicitações médicas.

Nessas reuniões, deve-se cobrar as metas de visitação e de prescrições.

Um propagandista bem acompanhado alcançará melhores resultados para a sua farmácia e não irá querer migrar para a concorrência devido a seu salário mais atraente. Isso porque, na sua farmácia, ele será valorizado e reconhecido pelo trabalho que realiza.


Autor(a)

Cristiane Marques
Cristiane Marques
Gerente de Visitação Médica e Head do projeto IN Visit

Especialista em propaganda médica e treinamento de equipe de atendimento, Cristiane é formada em Relações Públicas, tendo cursado especialização em Cosmetologia Clínica e Dermocosméticos. Já visitou empresas em Paris e Mônaco para participar de cursos de como Meyer e Exymol, e construiu boa parte de sua carreira com cosmetologia dentro da área de dermocosméticos, perfumaria seletiva e estética profissional. Na AdaTina, foi gerente de Treinamentos em território nacional por 7 anos, e em 6 anos contemplou a gerência de todo departamento de propaganda médica da marca. São mais de 25 anos atuando na área cosmética, com passagens por grandes marcas do setor dentro e fora do Brasil. Atualmente, é detentora do projeto In Visit Consultoria em parceria à Consulfarma, onde atua como Gerente de Propaganda Médica.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp