Por que não deixar de fazer as vendas agregadas

Gestão e Marketing
15/fev/2019

O balcão é o lugar onde o vendedor tem a oportunidade de incluir produtos complementares na compra do cliente


Já existem técnicas como UpSell que provam que quando o cliente compra um produto, o cérebro dele automaticamente já está programado para comprar outros itens que agregam o primeiro produto.

Exemplo: se o cliente comprou um produto para manchas, é possível já colocar um filtro solar junto... Entenderam?

Mas como fazer isso funcionar bem?

Primeiro treinamento, a equipe de balcão tem que estar muito bem treinada e com o material certo em mãos. Para isso seria ideal você montar uma cartilha de produtos relacionados, igual aos sites das Lojas Americanas, Fast Shop e tantas outras.

Assim, o balconista, toda vez que acessar o sistema ou estiver atendendo, vai ter na mente dele o que ele pode oferecer.

Item 01 (produto principal);
Item 01 + item 02 (relacionado);
Item 01 + item 02 + Item 03 (complementar);
Item 01 + item 03.

É interessante que esses itens tenham alguma vantagem sobre a compra conjunta, não necessariamente o preço. Pode ser algo que potencialize os resultados ou que traga algum benefício.

Venda agregada tem que ser feita na mesma hora e não pode ser baseada em preço e sim em valor. Se o cliente não perceber isso, ele não compra.

Quando for passar o valor, mostre na sua cara que é barato. O maior erro é quando o próprio balconista se expressa demonstrando que aquilo é caro.

A venda agregada melhora em muito o ticket médio da farmácia e também o faturamento.

Ofereça produtos vantajosos, mas que realmente façam um bem ao cliente.

Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp