Ômega-3 e Exercícios Físicos

Estudos Científicos
01/fev/2024

Apresenta Efeitos Anti-Inflamatórios e Antioxidantes


Suplementação de Ômega-3 em Praticantes de Atividades Físicas

Promove Significativa Ação Anti-Inflamatória e Antioxidante

 

O ômega-3 é um ácido graxo poli-insaturado de cadeia longa presente em várias espécies de peixes. O uso na faixa de 1 a 2 g ao dia é indicado para prevenção de doenças isquêmicas do coração, tais como a aterosclerose e trombose, em função de sua ação redutora dos níveis plasmáticos de colesterol e de triglicerídeos. 

A suplementação de ômega-3 em atletas melhora a função vascular, a reatividade vascular, o metabolismo dos lipídios, além de apresentar efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.


O ômega-3 atua na sinalização celular, regulação enzimática, regulação da migração neuronal, determinação da plasticidade sináptica e modulação de citocinas, que possuem atividade neuromodulatória e neurotransmissora.

 

Os benefícios na prática de atividade física, juntamente com uma ingestão de alimentos saudáveis, são de extrema valia, assim como a manutenção do equilíbrio corporal, por exemplo, e como decorrência a melhora da sua funcionalidade, melhorando a qualidade de vida e os resultados buscados pela prática constante de atividades físicas.

 


Estudo Demonstra

Estudo conduzido por Buonocore et al. (2020) teve como objetivo determinar a provável associação entre a suplementação de ômega-3 e exercícios físicos nos marcadores do estresse oxidativo e inflamação.


Resultados

Ø  Os resultados mostraram que os níveis de malondialdeído e TNF-a foram reduzidos de maneira significativa após a suplementação em atletas e em indivíduos sedentários, porém em pessoas atletas a variação da diminuição foi superior ao grupo sedentário;

Ø  Foi demonstrado que a suplementação com ômega-3 criou uma variação sinérgica nos parâmetros ao final do tratamento quando comparado com a linha base e foi significativamente diferente em indivíduos atletas e em pessoas sedentárias.

 

Conclusão

A suplementação de ômega-3 por oito semanas parece ser efetiva e promove diminuição de alguns parâmetros envolvidos com o estresse oxidativo e a inflamação, principalmente aqueles induzidos por exercícios físicos agudos.


Referências bibliográficas

BUONOCORE, D. et al. Effect of 8-week n-3 fatty-acid supplementation on oxidative stress and inflammation in middle- and long-distance running athletes: a pilot study. J Int Soc Sports Nutr. 2020 Nov 11;17(1):55. doi: 10.1186/s12970-020-00391-4.

 





Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp