Novo Estudo Comprova Eficácia no Minoxidil Oral nos Diferentes Tipos de Alopecia

Estudos Científicos
22/abr/2022

Eficaz na Alopecia Androgenética, Areata, Induzida por Quimioterapia, Não-Cicatricial e Eflúvio Telógeno


Minoxidil

Mecanismo de Ação na Alopecia

 

O minoxidil tópico tornou-se um importante aliado no tratamento da queda de cabelo, demonstrando sucesso em alopecias sem cicatrizes. No entanto, apresenta desafios práticos da aplicação repetida, viscosidade do veículo, desvantagens cosméticas, implicações financeiras e absorção percutânea limitada.  


Mecanismo de Ação do Minoxidil

O minoxidil é um derivado pirimidina piperidina e um potente vasodilatador com eficácia na hipertensão severa quando administrado por via oral.

Os efeitos vasodilatadores do Minoxidil são propagados pela regulação positiva do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), o que aumenta o fluxo sanguíneo cutâneo, a liberação de oxigênio e o fator de crescimento para o folículo piloso. Tem efeitos imunomoduladores pela moderação de concanavalina A (Con A), um intermediário no processo de ativação dos linfócitos T, causando supressão das células T e possível eficácia nas alopecias autoimunes.


® Pacientes com alopecia androgenética (AGA) são comumente incentivados a utilizar inibidores da 5-alfa redutase em combinação com minoxidil para evitar a calvície persistente devido à miniaturização progressiva.




Estudo Comprova

Minoxidil Oral é Eficaz nos Diferentes Tipos de Alopecia

 

Esse estudo de revisão sistemática teve como objetivo avaliar a eficácia do minoxidil oral em diferentes tipos de alopecia (SHARMA; MICHELLE; JUHASZ; MULLER RAMOS et al., 2020).


Resultados:

 

ü  Os resultados mais significativos foram observados para alopecia Androgenética e alopecia areata, com 61-100% e 18-82,4% dos pacientes demonstrando melhora clínica objetiva;

ü  Também foi relatado como tratamento bem-sucedido na perda de cabelo de padrão feminino, eflúvio telógeno crônico, moniletrix e alopecia induzida por quimioterapia permanente;

ü  Os efeitos adversos mais comuns com o minoxidil oral incluíram hipertricose e hipotensão postural.


Conclusão:

 

O tratamento oral com minoxidil é seguro e eficaz na alopecia androgenética, areata, não-cicatricial, moniletrix, eflúvio telógeno crônico, alopecia induzida por quimioterapia e síndrome dos cabelos anágenos frouxos. Além de seus benefícios terapêuticos, as vantagens práticas sobre o minoxidil tópico decorrem da melhoria da adesão do paciente.


Referências

SHARMA, A. N.; MICHELLE, L.; JUHASZ, M.; MULLER RAMOS, P. et al. Low-dose oral minoxidil as treatment for non-scarring alopecia: a systematic review. International Journal of Dermatology, 59, n. 8, p. 1013-1019, 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp