Nova Opção para o Gerenciamento da Ceratose Actínica

Estudos Científicos
16/mai/2022

Solução de Hidróxido de Potássio Melhora a Resposta Clínica e Dermatoscópica dos Pacientes

Ceratose Actínica

Nova Opção de Tratamento

 

A ceratose actínica consiste na proliferação intradérmica de queratinócitos histologicamente atípicos em uma área da pele que foi cronicamente danificada pela exposição à luz ultravioleta.


Das lesões pré-cancerosas, a que ocorre com mais frequência é a ceratose actínica, que se torna maligna em um percentual variável de 20 a 25% dos casos.

 

Fatores Desencadeantes

A ceratose actínica ocorre principalmente em caucasianos que estão cronicamente expostos à radiação solar e identifica os grupos de risco para desenvolvimento de câncer de pele.

 

Também influem no aparecimento dessas lesões fatores como:


®     Idade;

®     Sexo;

®     Grupo étnico;

®     Hábito de fumar;

®     Abuso de álcool;

®     Entre outros.

 

Nova Opção de Tratamento

Hidróxido de Potássio Agente queratolítico, usado no tratamento de lesões da pele, como verrugas, molusculo contagioso e calo plantar. Devido a sua natureza alcalina, pode facilmente dissolver a queratina e penetrar a pele.


Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Estudo Comprova

Hidróxido de Potássio como Alternativa Eficaz na Ceratose Actínica

 

Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança do creme tópico de 5- fluorouracil (5-FU) e hidróxido de potássio 5% (KOH) no tratamento da ceratose actínica (SALEHI FARID; NIKNAM; GHOLAMI; TAVAKOLPOUR et al., 2020).


Resultados:

ü  Após um mês, o KOH mostrou uma melhor resposta clínica (81% vs. 58%) e resposta dermatoscópica (KOH, 65% vs. 5-FU, 46%), embora nenhuma diferença tenha sido observada após três meses (resposta clínica, 83% vs. 70%; resposta dermatoscópica, 76% vs. 59%);

ü  Em relação à segurança dos tratamentos, o risco de desenvolver eritema, descamação, edema foi maior no grupo 5-FU, enquanto mais pacientes no grupo KOH apresentaram erosão e úlcera;

ü  O KOH era até 96% mais barato do que o 5-FU.

 

Conclusão:

A solução de hidróxido de potássio oferece uma resolução mais rápida e de baixo custo para lesões de ceratose actínica do que o 5-FU.


Referência:

SALEHI FARID, A.; NIKNAM, S.; GHOLAMI, K.; TAVAKOLPOUR, S. et al. Comparing efficacy and safety of potassium hydroxide 5% solution with 5-fluorouracil cream in patients with actinic keratoses: a randomized controlled trial. J Dermatolog Treat, p. 1-24, Sep 2 2020.

17º Congresso Consulfarma

Estão abertas as inscrições para o maior evento magistral do mundo!

Programação disponível!

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade