Nova Opção no Gerenciamento da Psoríase Palmoplantar

Estudos Científicos
09/jun/2022

Metotrexato Oral + NB-UVB Promove Melhora Clínica Superior à Monoterapia com Metotrexato Oral

Psoríase Palmoplantar

Eficácia do Metotrexato

 

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, imunomediada, sistêmica e frequentemente debilitante. Possui forte base genética, caracterizada por alterações complexas no crescimento e diferenciação epidérmica, bem como múltiplas anormalidades bioquímicas, e vasculares no sistema nervoso. 


Psoríase Palmoplantar

 

Aproximadamente 12% dos pacientes afetados pela psoríase apresentam Psoríase Palmoplantar (PPP), que está associada a uma maior incapacidade funcional do que quando as lesões de psoríase são localizadas em outras partes do corpo.

 

Metotrexato

Presume-se que o metotrexato alivia os sintomas da psoríase pela inibição da síntese de DNA e RNA nas células T e queratinócitos ativados, iniciando assim mecanismos antiproliferativos e imunomoduladores.


Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Estudo Comprova

Metotrexato Oral Associado com NB-UVB é Eficaz na Psoríase Palmoplantar Recalcitrante

 

Esse estudo comparou os efeitos da monoterapia com metotrexato oral vs. Metotrexato oral com luz ultravioleta B (NB-UVB) no tratamento da Psoríase Palmoplantar (PPP) recalcitrante (ARA; MOWLA; ALAM; KHAN, 2020).


Resultados:

 

ü  Houve uma diferença estatisticamente significativa na redução do modified PPP Area Severity Index (m-PPPASI) nos pacientes do grupo 2 na semana 12;

ü  A média de m-PPPASI na semana 12 foi de 3,66±2,11 no grupo 2 e 6,51±2,04 no grupo 1;

ü  Uma melhora acentuada (m-PPPASI 75) foi alcançada em 20 pacientes do grupo 2 em comparação com 6 no grupo 1.


Conclusão:

A combinação de fototerapia NB-UVB com metotrexato ajuda a obter uma melhor resposta clínica (redução no escore m-PPPASI) do que a monoterapia com metotrexato no tratamento da PPP recalcitrante.


Referência:

ARA, S.; MOWLA, M. R.; ALAM, M.; KHAN, I. Efficacy of oral methotrexate (MTX) monotherapy vs oral MTX plus narrowband ultraviolet light B phototherapy in palmoplantar psoriasis. Dermatol Ther, p. e13486, May 1 2020.

17º Congresso Consulfarma

Estão abertas as inscrições para o maior evento magistral do mundo!

Programação disponível!

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade