N-Acetil-D-Glucosamina Tópica Apresenta Efeitos Anti-aging

Estudos Científicos
07/mai/2024

Melhora a Hidratação da Pele, Reduz Rugas e Linhas de Expressão e Diminui Áreas Hiperpigmentadas


N-Acetil-D-Glucosamina no Envelhecimento da Pele

Promove Aumento na Hidratação e na Elasticidade Cutânea


São diversas causas que abrangem o envelhecimento cutâneo, como redução da síntese de colágeno, degradação de componentes da matriz extracelular e danos ao DNA, além de outras. Esses fatores levam a alterações na estrutura e função da matriz extracelular dérmica, como o declínio do conteúdo de colágeno.


Estudos demonstram também que o mecanismo de formação das rugas é estimulado pela radiação UV e que a frequente exposição à luz solar induz ao aumento da produção das elastases e metaloproteinases de matriz (MMPs) pelos fibroblastos, levando à degeneração da elastina e à perda das fibras elásticas lineares, resultando na perda da elasticidade cutânea e formação das rugas faciais.

 


N-Acetil-D-Glucosamina e Envelhecimento Cutâneo

A glucosamina (GS) é um aminomonosacarídeo naturalmente presente em todos os tecidos humanos. É produzido no corpo pela adição de um grupo amino a glicose que é então acetilado para N-acetil-D-glucosamina. O uso tópico da N-Acetil-D-Glucosamina demonstrou aumentar a hidratação cutânea, além de resultar em melhora na elasticidade da pele. Ao estimular a atividade dos fibroblastos, a N-Acetil-D-glucosamina aumenta a produção de colágeno, importante para o suporte estrutural da pele. Estudos mostraram que a N-Acetil-D-glucosamina pode estimular a síntese de glicosaminoglicanos (GAGs) de ligação à água por fibroblastos e queratinócitos, proporcionando assim uma base para o seu uso em produtos antienvelhecimento da pele.


 

Estudo Comprov

Este estudo publicado no periódico internacional Journal of Drugs in Dermatology teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança dos efeitos anti-aging de um creme de N-acetil-D-glucosamina na região do pescoço.


Resultados

Ø  Quarenta e duas mulheres completaram o estudo. Todos os parâmetros de envelhecimento classificados por dermatologistas foram significativamente melhorados em cada ponto (p <0,001);

Ø  Houve melhorias significativas no brilho e no eritema da pele (p<0,05). Os parâmetros de envelhecimento autoavaliados foram significativamente melhorados no decote e pescoço (p<0,05);

Ø  A fotografia digital demonstrou efeitos antienvelhecimento, incluindo textura aprimorada das áreas do pescoço e decote, aparência reduzida de linhas e rugas, diminuição da hiperpigmentação e uma aparência mais jovem e firme;

Ø  O creme foi bem tolerado sem alterações significativas nos parâmetros de irritação ao longo do estudo.


Conclusão

O creme com N-acetil-D-glucosamina para o pescoço/decote apresentou efeitos significativos na melhora da aparência da pele, redução de hiperpigmentação e pode ser considerado uma opção eficaz de tratamento tópico para pacientes que buscam o rejuvenescimento dessa área desafiadora.


Referências bibliográficas

SCHLESSINGER, j. et al. A firming neck cream containing N-Acetyl-Glucosamine significantly improves signs of aging on the challenging neck and décolletage. Amer Acad Dermatol 2015.


ASSERIN, J. et al. The effect of oral collagen peptide supplementation on skin moisture and the dermal collagen network: evidence from an ex vivo model and randomized, placebo-controlled clinical trials. J Cosmet Dermatol. 2015 Dec;14(4):291-301. doi: 10.1111/jocd.12174. Epub 2015 Sep 12.




 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp