Momordica charantia em Pacientes Diabéticos do Tipo 2

Estudos Científicos
19/fev/2024

Promove Redução da Glicose em Jejum e HOMA-IR


Diabetes Tipo 2

Tratamento Complementar

 

O Diabetes Mellitus Tipo II (DMTII) é uma doença metabólica caracterizada por aumento da glicemia de jejum e hemoglobina glicada (HbA1c), que indicam o distúrbio no metabolismo da glicose.

É importante manter níveis ótimos de glicose para reduzir as complicações diabéticas. No entanto, os tratamentos atuais são insatisfatórios, e vários tratamentos alternativos e complementares surgiram entre a população.


M. charantia

Conhecida como melão amargo, tem propriedades antivirais, antibacterianas, anticâncer e imunomoduladoras. Tem sido amplamente utilizado como terapia complementar ou alternativa para o tratamento de diabetes mellitus em muitos países.

 Estudos experimentais em animais mostraram que o melão amargo tem efeitos hipoglicêmicos ao estimular a captação de glicose nas células do músculo esquelético ou pelo aumento na secreção de insulina.

 

ü  Alguns estudos clínicos relataram a eficácia do melão amargo na redução da glicose em pacientes com diabetes mellitus tipo 2.


 

Estudo Comprova

Esse estudo randomizado e placebo-controlado teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança de M. charantia como tratamento adjuvante em pacientes com diabetes tipo 2.


 

Resultados

ü  Após o tratamento com extrato de melão amargo por 12 semanas, os níveis de HbA1c dos grupos de melão amargo e placebo permaneceram inalterados;

ü  No entanto, o nível médio de glicose em jejum do grupo do melão amargo diminuiu;

ü  O HOMA-IR melhorou no grupo do melão amargo e não houve alteração no grupo do placebo;

ü  Nenhum evento adverso sério foi relatado durante o período de tratamento.

 

Conclusão

Os resultados do estudo demonstraram que o melão amargo tem efeitos na redução da glicose em pacientes com diabetes tipo 2. 


Referências Bibliográficas

KIM, S. K.; JUNG, J.; JUNG, J. H.; YOON, N. et al. Hypoglycemic efficacy and safety of Momordica charantia (bitter melon) in patients with type 2 diabetes mellitus. Complement Ther Med, 52, p. 102524, Aug 2020.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp