Intoxicação Medicamentosa em Animais

Estudos Científicos
27/nov/2017


O maior motivo de intoxicação, tanto em humanos quanto em animais, é a medicamentosa. Muitos fatores favorecem os casos de intoxicação por medicamentos, como automedicação por parte dos tutores, sem uma consulta ou consentimento do médico veterinário, além de venda ou compra de produtos sem prescrição veterinária, propaganda de medicamentos para leigos e até falta de fiscalização dos estabelecimentos que vendem essas medicações.

Os pacientes mais propensos à intoxicação são animais filhotes, idosos ou mesmo gatos, pois essa espécie, como sabemos, apresenta metabolização diferenciada para certas drogas, por isso as medicações utilizadas sem prescrição veterinárias são a maior causa de intoxicação nesta raça. Já em cães, um dos principais motivos é a extrapolação de regimes terapêuticos.

Ultimamente, tem se dado grande ênfase à terapêutica felina em virtude do aumento da popularidade de gatos como pets.

Atenção ao administrar qualquer medicação a cães e gatos.

Converse com seu médico veterinário!

Autor(a)

Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalves
Médica Veterinária e Coordenadora Vet Consulfarma

Médica Veterinária e Farmacêutica, Vanessa é Consultora Técnica na área de farmácia magistral há 20 anos. É Pós Graduada em Dermatologia Veterinária, Farmacologia e Clínica Veterinária, Cosmetologia Clínica, Nutrição e Medicina Ortomolecular. Também é Mestranda em Biotecnologia alimentar e nutrição. Além disso, é palestrante nas áreas farmacêutica e veterinária, com ênfase em manipulação magistral. Vanessa é Gerente do departamento Veterinário da Consulfarma e coordenadora das Pós Graduação de Farmácia Veterinária.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp