Importância da Alimentação Correta para Animais de Estimação

Estudos Científicos
19/abr/2018

As rações deixaram de ser unanimidade na nutrição dos pets; alimentos funcionais são maior tendência


A preocupação com a alimentação dos animais de estimação tem aumentado nos dias de hoje. Os donos visam uma nutrição completa e balanceada para seus companheiros, com todos os ingredientes e produtos adequados para garantir a saúde dos animais.

O processo de alimentação dos animais evoluiu nas últimas décadas. Antes, nos anos 70 e 80, era comum que a maioria dos pets fosse alimentada com restos de comida dos donos. Depois, com a chegada das rações e o seu constante aprimoramento, criaram-se marcas de ração com qualidade cada vez mais apuradas.  

Há pessoas que fazem alimentação caseira, sadia e equilibrada para seus animais, com grande variedade e qualidade de produtos, diminuição de aditivos químicos e alta palatabilidade. Além disso, há cada vez mais conhecimento sobre os alimentos funcionais.

Alimento funcional é todo alimento ou ingrediente seguro para consumo que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos, fisiológicos e ou efeitos benéficos à saúde. Esses alimentos também são chamados de nutracêuticos ou alimentos nutricionais. Eles ajudam na promoção da saúde, equilíbrio alimentar e podem também diminuir os riscos de algumas doenças, com ação também nos humanos. https://wp.ufpel.edu.br/nutricaoanimal. Acesso em 22/03/18
Os alimentos podem ser formulados ou modificados conforme as necessidades ou ainda incorporados a substâncias com um propósito especifico, tais como adição de pré e probióticos, vitaminas, minerais, Ômega 3, aminoácidos etc.

No caso de algumas patologias específicas, a alimentação deve ser muito bem indicada e obedecida, pois a saúde do animal também dependerá da alimentação. Deve ser feito o controle com o acompanhamento de um veterinário, que irá recomendar uma dieta balanceada. Essa dieta inclui uma fonte de proteínas, carboidratos, fibras e outros.

Temos que ficar muito atentos também, pois alguns alimentos nunca devem ser oferecidos aos animais, como: chocolate, cebola, uvas, doces, laticínios, nozes e castanhas. A ingestão destes pode levar a intoxicações fatais.

Procure seu médico veterinário de confiança.

Autor(a)

Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalves
Médica Veterinária e Coordenadora Vet Consulfarma

Médica Veterinária e Farmacêutica, Vanessa é Consultora Técnica na área de farmácia magistral há 20 anos. É Pós Graduada em Dermatologia Veterinária, Farmacologia e Clínica Veterinária, Cosmetologia Clínica, Nutrição e Medicina Ortomolecular. Também é Mestranda em Biotecnologia alimentar e nutrição. Além disso, é palestrante nas áreas farmacêutica e veterinária, com ênfase em manipulação magistral. Vanessa é Gerente do departamento Veterinário da Consulfarma e coordenadora das Pós Graduação de Farmácia Veterinária.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp