Hidróxido de Potássio no Manejo da Ceratose Actínica

Estudos Científicos
06/nov/2023

Solução Demonstra ser Eficaz e Segura no Tratamento da Doença


Ceratose Actínica

Hidróxido de Potássio no Manejo da Doença

 

A ceratose actínica consiste na proliferação intradérmica de queratinócitos histologicamente atípicos em uma área da pele que foi cronicamente danificada pela exposição à luz ultravioleta.


Das lesões pré-cancerosas, a que ocorre com mais frequência é a ceratose actínica, que se torna maligna em um percentual variável de 20 a 25% dos casos.

 

Fatores Desencadeantes

A ceratose actínica ocorre principalmente em caucasianos que estão cronicamente expostos à radiação solar e identifica os grupos de risco para desenvolvimento de câncer de pele.

 

Também influem no aparecimento dessas lesões fatores como:

®    Idade;

®    Sexo;

®    Grupo étnico;

®    Hábito de fumar;

®    Abuso de álcool;

®    Entre outros.



Hidróxido de Potássio

Agente queratolítico, usado no tratamento de lesões da pele, como verrugas, molusco contagioso e calo plantar. Devido a sua natureza alcalina, pode facilmente dissolver a queratina e penetrar a pele.


 

Estudo Comprova

Um estudo prospectivo e multicêntrico teve como objetivo avaliar a eficácia e tolerabilidade da solução de hidróxido de potássio no tratamento da ceratose actínica de leve a moderada.


Resultados

ü  A remissão completa foi alcançada em 54,9% dos pacientes, enquanto a remissão parcial foi observada em 64,8% com uma redução de 69,9% no número de lesões;

ü  Os eventos adversos foram observados em 46,6% dos pacientes. A maioria destes eventos (82,6%) foram reações adversas compreendendo exclusivamente reações cutâneas locais leves e de curta duração.

 

Conclusão

Os resultados do presente estudo demonstram que a solução de hidróxido de potássio pode ser eficaz e seguro na melhora da Ceratose Actínica.  



Referências bibliográficas

REINHOLD U, et al. Kaliumhydroxid-5?%-Lösung bei aktinischer Keratose : Ein neuer Therapieansatz zur läsionsgerichteten Behandlung [Potassium hydroxide 5?% solution in actinic keratosis : A novel therapeutic approach in the lesion-directed treatment]. Hautarzt. 2021 Aug 13. German. doi: 10.1007/s00105-021-04888-0. Epub ahead of print. PMID: 34387709.

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp