Hidróxido de Potássio 5% no tratamento da ceratose actínica

Estudos Científicos
17/ago/2021

Confira detalhes sobre o uso do ativo para o tratamento cutâneo


ATENÇÃO! O conteúdo abaixo é voltado especificamente para Profissionais da Saúde, se você não é, procure um Profissional para orientá-lo como obter o tratamento. Não se automedique, não faça nada sem ajuda profissional, pois os efeitos colaterais podem ser desastrosos.


Minha sugestão de leitura hoje é uma publicação recente com os primeiros dados sobre o uso, eficácia e segurança do KOH no tratamento de ceratoses actínicas.


Essa doença é caracterizada pela hiperproliferação de queratinócitos atípicos. A terapia precoce é recomendada devido ao risco de progressão ou transformação maligna. Uma vez que não existe uma terapia padrão estabelecida entre as várias terapias existentes, o estudo trás uma opção de tratamento eficaz e segura. Neste estudo, o hidróxido de potássio (KOH), que já é usado como queratolítico para outras doenças virais da pele, foi avaliado pela primeira vez no tratamento da ceratose actínica.




No estudo foi usado um produto chamado Solcera®, que é alemão, mas podemos mandar manipular aqui no Brasil.

Como uma base forte, o KOH leva a uma destruição química não específica de queratinócitos atípicos.


Ao todo, 73 pacientes foram incluídos no estudo. A remissão completa foi alcançada em 54,9% dos pacientes, enquanto a remissão parcial foi observada em 64,8% com uma redução de 69,9% no número de lesões. Com relação à segurança, 46,6% dos pacientes apresentaram eventos adversos. A maioria destes eventos (82,6%) foram reações adversas compreendendo exclusivamente reações cutâneas locais leves e de curta duração.


Os pesquisadores concluíram que o estudo fornece uma indicação da eficácia e segurança da solução de KOH 5% para a terapia tópica de ceratoses actínicas.


Abraços e boa leitura!

Lucas Portilho


Reinhold U, Bai-Habelski J, Abeck D, Denfeld R, Dominicus R, Fischer T, Radny P. Kaliumhydroxid-5?%-Lösung bei aktinischer Keratose : Ein neuer Therapieansatz zur läsionsgerichteten Behandlung [Potassium hydroxide 5?% solution in actinic keratosis : A novel therapeutic approach in the lesion-directed treatment]. Hautarzt. 2021 Aug 13. German. doi: 10.1007/s00105-021-04888-0. Epub ahead of print. PMID: 34387709.

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp