Gengibre em Praticantes de Atividade Física

Estudos Científicos
29/out/2023

Reduz a Dor Muscular de Início Tardio


Dor Muscular de Início Tardio

Tratamento para a Dor Causada Pelo Exercício Físico


A dor muscular de início tardio (DMIT) é uma consequência frequente de exercícios extenuantes e é causada por micro trauma nos músculos e tecido conjuntivo seguido por uma resposta inflamatória e mudanças no fluido.


Uso de Anti-inflamatórios não Esteroidais (AINEs)

A principal intervenção para reduzir a DMIT é o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), o que é justificado até certo ponto por evidências que demonstram a redução da dor. Os AINEs, entretanto, não melhoram efetivamente a disfunção muscular e as medidas de desempenho físico após exercícios extenuantes.

 

Uso excessivo de AINEs entre atletas apresenta vários problemas, incluindo:

Ø  Supressão potencial de proteína muscular;

Ø  Síntese de colágeno;

Ø  Redução da integridade gastrointestinal;

Ø  Aumento da ocorrência de efeitos adversos durante a competição.


Zingiber officinale

Estudos apontam que o gengibre (Zingiber officinale), administrado por pelo menos 5-7 dias, pode reduzir DMIT em praticantes de exercícios de resistência e corrida prolongada.

 

Os mecanismos por trás desses efeitos ainda estão bem elucidados, mas incluem a inibição das enzimas ciclooxigenase (COX) e a agonização do potencial receptor transitório do vaniloide 1, que é encontrado em todo o sistema nervoso.


Estudo Comprova

O objetivo deste ensaio randomizado, duplo-cego e controlado por placebo conduzido por Patrick B Wilson (2020) foi determinar se a suplementação de gengibre reduz a dor muscular e a disfunção da corrida em declive.


Resultados

ü  O gengibre teve efeito significativo no benefício no salto vertical da linha de base ao dia 5 (d = 0,24; 90% CL [0,05, 0,44]), mas provavelmente nenhum impacto significativo no desempenho de corrida de 1,5 milhas;

ü  A raiz de gengibre demonstrou efeitos moderados na dor induzida pela corrida, mas provavelmente efeitos irrelevantes na recuperação do desempenho físico.

 

Conclusão

A terapia com gengibre representa uma opção para corredores que buscam reduzir temporariamente a dor


Referências bibliográficas

Patrick B Wilson A Randomized Double-Blind Trial of Ginger Root for Reducing Muscle Soreness and Improving Physical Performance Recovery Among Experienced Recreational Distance Runners J Diet Suppl. 2020;17(2):121-132. doi: 10.1080/19390211.2018.1492484. Epub 2018 Oct 9.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp