Formulação com Multinutrientes em Pacientes com Hérnia Inguinal

Estudos Científicos
16/mai/2022

Melhora a Síntese de Colágeno Após Reparo Cirúrgico da Hérnia Inguinal


Hérnia Inguinal

Benefícios da Suplementação com Multinutrientes


Relação da Hérnia Inguinal e Metabolismo do Colágeno

A hérnia inguinal está associada com alterações no metabolismo do colágeno, como exemplificado pela menor turnover de colágeno tipo V em pacientes com hérnia comparado aos pacientes sem hérnia. Além disso, o metabolismo alterado do colágeno durante os processos de reparo pode ser responsável pela recorrência da hérnia.

  

Benefícios da Suplementação no Processo Cirúrgico

Glutamina e Arginina - Fornecem indiretamente um dos principais constituintes do colágeno, a prolina. Além disso, a glutamina pode melhorar a captação celular de vitamina C, que é um cofator da prolil-hidroxilase, necessária para hidroxilação da prolina durante a biossíntese de colágeno


Zinco - Cofator das metaloenzimas que são necessárias para o processamento extracelular de procolágeno intersticial, que permite a formação de fibrilas.


Após o trauma cirúrgico, todos esses fatores mostram concentrações sanguíneas reduzidas, possivelmente refletindo o aumento da demanda local durante o processo de reconstrução tecidual.




Estudo Comprova

Combinação de Nutrientes Aumenta a Síntese de Colágeno Após Reparo de Hérnia Inguinal

 

O objetivo desse estudo foi avaliar uma combinação de nutrientes na melhora da biossíntese de colágeno em pacientes com hérnia inguinal, submetidos a reparo de hérnia (KJAER; FREDERIKSEN; NISSEN; WILLUMSEN et al., 2020).


Resultados:

 

- A concentração sérica de Propeptídeo procolágeno tipo V (PRO-C5) diminuiu no pós-operatório no grupo controle, mas não no grupo multinutrientes;

- No fluido da ferida, concentrações dos propeptídeos do procolágeno tipo I (CICP) aumentaram dos dias 1 a 2 no grupo de multinutrientes e foram 49% maiores do que as do grupo controle no dia 2;

- A concentração de PRO-C5 e PRO-C3 no fluido da ferida não mostraram diferenças significativas de tempo ou grupo.

 

Conclusão:

A suplementação oral com arginina, glutamina, vitamina C e zinco aumenta a síntese de colágeno durante os dois primeiros dias após reparo da hérnia inguinal. 


Referência:

KJAER, M.; FREDERIKSEN, A. K. S.; NISSEN, N. I.; WILLUMSEN, N. et al. Multinutrient Supplementation Increases Collagen Synthesis during Early Wound Repair in a Randomized Controlled Trial in Patients with Inguinal Hernia. The Journal of Nutrition, 150, n. 4, p. 792-799, 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp