Eficácia da Hidroxicloroquina Oral em Pacientes com Rosácea

Estudos Científicos
14/abr/2022

Promove Melhora Significativa dos Parâmetros Avaliados


Rosácea

Benefícios e Mecanismos da Hidroxicloroquina

 

A rosácea é uma dermatose inflamatória de caráter crônico que acomete algumas áreas faciais, como queixo, nariz, testa e bochechas. A prevalência da rosácea é de 2% a 22% entre a população.

 

Patogênese da Rosácea

Embora a fisiopatologia da rosácea seja complexa e pouco esclarecida, diversos estudos consideram a desregulação do sistema imune como fator chave na patogênese da rosácea.


Hidroxicloroquina

A hidroxicloroquina (HCQ), aprovada em 1955 pelo FDA para lúpus, é frequentemente usada por pacientes com doenças autoimunes sistêmicas e é considerada segura na gravidez.


 



Estudo Comprova

Hidroxicloroquina é Segura e Promove Melhora Significativa da Rosácea

 

Esse estudo piloto, multicêntrico, randomizado e duplo-cego teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança da hidroxicloroquina no tratamento da rosácea (WANG; YUAN; HUANG; TANG et al., 2020).


Resultados:

ü  Na semana 4, os dois grupos (1 e 2) tiveram melhora similar em pápulas e eritema, mas a análise de não-inferioridade foi inconclusiva;

ü  Ao final de 8 semanas, a diferença nos escores Rosacea-specific Quality of Life (RosaQoL) no grupo 1 não foi inferior ao grupo 2;

ü  A taxa de melhora excelente (escores do Clinician’s Erythema Assessment [CEA] como “claro” ou “quase claro”), no grupo hidroxicloroquina foi limítrofe não inferior ao do grupo doxiciclina (78,57% vs. 70%);

ü  A proporção de pacientes com eventos adversos foi baixa e semelhante entre os dois grupos (grupo 1: 28,5% vs. grupo 2: 33,3%). Apenas um paciente do grupo doxiciclina interrompeu o tratamento devido a um evento adverso grave (trombocitopenia).


Conclusão:

Esse estudo sugeriu que a hidroxicloroquina pode promover melhora significativa da rosácea e é geralmente segura.


Referências

WANG, B.; YUAN, X.; HUANG, X.; TANG, Y. et al. Efficacy and safety of hydroxychloroquine for treatment of patients with rosacea: a multi-center, randomized, double-blind, double-dummy, pilot study. J Am Acad Dermatol, May 18 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp