Efeitos do Extrato de Kaempferia parviflora no Exercício Físico

Estudos Científicos
29/jan/2024

Aumenta o Rendimento e Apresenta Efeitos AntiestresseSuplemento Fitoterápico voltado para Melhora do Rendimento Físico Promove Aumento da Força e Efeitos antiestresse Exercícios físicos e a pratica de esportes, como futebol, por exemplo, exigem endurance aeróbico, velocidade, flexibilidade, agilidade e força durante sua prática. Desta forma, é importante integrar princípios científicos teóricos no planejamento e execução de regimes de treinamento.


Suplemento Fitoterápico voltado para Melhora do Rendimento Físico

Promove Aumento da Força e Efeitos antiestresse

 

Exercícios físicos e a pratica de esportes, como futebol, por exemplo, exigem endurance aeróbico, velocidade, flexibilidade, agilidade e força durante sua prática. Desta forma, é importante integrar princípios científicos teóricos no planejamento e execução de regimes de treinamento.


Kaempferia parviflora

Kaempferia parviflora é uma planta da família Zingiberaceae composta por numerosos flavonoides com propriedades antioxidantes, neuroprotetores, além de promover melhora da cognição. Estes benefícios da Kaempferia parviflora podem atuar na performance de forma similar aos efeitos vasodilatadores dos ginsenosídeos extraídos do ginseng e através das vias de sinalização de óxido nítrico.


 

Estudo Comprova

Esse estudo teve como objetivo investigar os efeitos do extrato de Kaempferia parviflora sobre os parâmetros de aptidão física e na variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em adolescentes praticantes de atividades físicas.


Resultados
- O extrato de K. parviflora aumentou de maneira significativa a força de preensão da mão direita. Também aumentou a força na parte interna da perna e houve elevação do consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.);


- Houve diminuição do tempo usado para o teste de sprint de 50 metros;

- A variabilidade da frequência cardíaca foi significativamente mais elevada no grupo tratado com o extrato fitoterápico indicando boa adaptação, o que caracteriza um indivíduo saudável com mecanismos autonômicos eficientes;


- No grupo 1 também foi detectado uma maior taxa de resistência ao estresse e uma diminuição do índice de estresse, sem alterações na atividade e equilíbrio do sistema nervoso autônomo;


- As análises bioquímicas das amostras sanguíneas foram normais em todos os participantes.

 

Conclusão

Esses resultados indicaram que o extrato de Kaempferia parviflora é seguro e apresenta efeitos positivos no aumento da força muscular e da velocidade nas corridas. Apresenta também efeitos antiestresse e sem alterar os parâmetros relacionados com a frequência cardíaca.


Referências bibliográficas

SRIPNIDKULCHAI, B. et al. Supplementation of Kaempferia parviflora Extract Enhances Physical Fitness and Modulates Parameters of Heart Rate Variability in Adolescent Student-Athletes: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Study. J Diet Suppl. 2020 Dec 4;1-18. doi: 10.1080/19390211.2020.1852356. Online ahead of print.

  


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp