Efeito Cicatrizante dos Ácidos Graxos Essenciais, Lecitina de Soja e Vitaminas A e E em Cães

Estudos Científicos
04/out/2023

Estudo Comprova os Benefícios dessa Associação


Cicatrização de Feridas

Ácidos Graxos Essenciais, Lecitina de Soja, Vitaminas A e E

 

Por ser uma superfície extremamente ampla, a pele torna se o tecido mais exposto aos diversos traumatismos. Por outro lado, o organismo apresenta grande habilidade de reparação tecidual, pois esse processo é essencial à sobrevivência do animal.


Em condições normais, o processo cicatricial segue um padrão previsível, podendo ser dividido em três períodos específicos. Apesar das fases de reparação serem descritas de forma sequencial, na realidade os eventos consistem de interações complexas superpostas, não existindo um período latente no processo cicatricial.


A lesão tissular estimula uma série de eventos metabólicos visando a reparação dos tecidos por meio da regeneração e/ou cicatrização. O processo cicatricial ocorre em três etapas diferenciadas que se sobrepõem, sendo a fase exsudativa (ou inflamatória), a proliferativa e a de maturação.


Ácidos Graxos Essenciais, Lecitina de Soja, Vitaminas A e E

Ácidos graxos essenciais, juntamente com a lecitina de soja e as vitaminas A e E têm sido empregados com êxito no tratamento de lesões abertas, com ou sem infecção, na espécie humana. Indicado como acelerador cicatricial, esse composto atua como agente quimiotático para leucócitos, promove angiogênese, além da hidratação da ferida.


Vitamina A

Interfere na cicatrização provocando lise das membranas lisossômicas, estimulação dos fibroblastos e deposição de colágeno.


Lecitina de Soja

Além de proteger, mantém a hidratação dos tecidos e auxilia nos processos cicatriciais da pele.


Vitamina E

Atua como antioxidante e protege a membrana celular da ação de radicais livres, os quais são altamente tóxicos, causando lesões nas membranas celulares e em outros elementos constitutivos da célula. 


Estudo Comprova

Esse estudo teve como objetivo de avaliar os efeitos da solução contendo ácidos graxos essenciais, lecitina de soja e vitaminas A e E sobre a cicatrização secundária de feridas dermoepidérmicas e, para isso, observou-se a evolução da reparação tecidual em nove cães machos, SRD, com idade variando entre três e cinco anos e peso de 12 kg em média.


Resultados

ü  Nos cães tratados com ácidos graxos essenciais, lecitina de soja e vitamina A e E, observou-se a redução de 80% do tamanho das feridas no 17º dia, enquanto os pacientes que receberam a anti-sepsia com iodo polivinilpirrolidona tiveram esta mesma redução aos 21 dias. Quarenta e quatro porcento dos cães tratados com ácidos graxos essenciais, lecitina de soja e vitamina A e E apresentaram reepitelização completa aos 23 dias e nos demais pacientes constatou-se total reparação epitelial no 25º dia pós-cirúrgico. Nas feridas tratadas com iodo polivinilpirrolidona, 11,1% dos cães apresentaram reepitelização completa aos 23 dias, 33,3% no 25 º dia, sendo que aos 31 dias todas as lesões estavam cicatrizadas.

 

Conclusão

A solução contendo ácidos graxos essenciais, lecitina de soja e vitaminas A e E pode ser recomendada como agente acelerador de cicatrização em feridas limpas abertas de pele em cães, pois não constataram-se sinais físicos compatíveis com toxicidade sistêmica associada a utilização deste composto, no decorrer do experimento.


Referências bibliográficas

BAHR ARIAS, M. V.; PEREIRA, A. Manejo de feridas em cães e gatos - Revisão. La Clinica veterinaria, 38, p. 33-42, 10/11 2002.

 

MICKELSON, M. A.; MANS, C.; COLOPY, S. A. Principles of Wound Management and Wound Healing in Exotic Pets. The veterinary clinics of North America. Exotic animal practice, 19, n. 1, p. 33-53, 2016.

 

MUIZZUDDIN, N.; BENJAMIN, R. Beauty from within: Oral administration of a sulfur-containing supplement methylsulfonylmethane improves signs of skin ageing. International Journal for Vitamin and Nutrition Research, 0, n. 0, p. 1-10.







 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp