Disfunção Cognitiva em Cães

Estudos Científicos
30/jan/2024

Formulações Nutracêuticas Eficazes


Disfunção Cognitiva Canina

Uso de Nutracêuticos

 

 

A disfunção cognitiva canina (DCC) é uma doença neurodegenerativa progressiva de cães idosos que causa alterações comportamentais, de memória e consciência. Em alguns estudos, o DCC demonstrou compartilhar certas características clínicas e neuropatológicas com a doença de Alzheimer.


Sinais

Os sinais mais prevalentes em cães afetados pelo CCD têm sido descritos pela sigla DISHAA:

à Desorientação;

à Interações com pessoas ou outros animais de estimação;

à Ciclos sono-vigília;

à Sujeira na casa;

à Perda de outros comportamentos aprendidos.

 

Tratamento

As opções de tratamento disponíveis são dieta, suplementos e medicamentos. Além disso, alguns estudos demonstraram que o enriquecimento na forma de estimulação mental e exercício físico pode melhorar a qualidade de vida dos cães afetados e retardar o aparecimento ou retardar o declínio tanto dos sinais comportamentais quanto das patologias associadas ao envelhecimento cerebral, particularmente se combinado com uma base nutricional apropriada.


De acordo com um estudo, o uso de nutracêutico foi seguro e capaz de melhorar as funções cognitivas em cães idosos, como demonstrado pelos melhores desempenhos nos grupos tratados em relação aos não tratados. O aumento de cFOS, um marcador funcional de atividade em neurônios cultivados, indicou um efeito positivo da substância nas funções neuronais. O estudo sugere que o nutracêutico pode melhorar a qualidade de vida de cães idosos e pode retardar o aparecimento de sintomas de disfunção cognitiva associados ao envelhecimento.


 

 

Estudo Comprova

Esse estudo examinou um suplemento nutracêutico contendo fosfatidilserina, Ginkgo biloba, vitamina E e piridoxina. 


Resultados

ü  O suplemento nutracêutico melhorou o desempenho da memória de curto prazo canina quando avaliado pelo DNMP. O aumento do atraso no DNMP resultou em desempenho inferior devido ao aumento da demanda de memória. No estudo atual, os indivíduos atingiram seu desempenho máximo durante o uso do suplemento e seu desempenho foi mantido após a descontinuação por mais de 70 dias, o que sugere que o tratamento pode ter benefícios a longo prazo.


Referências bibliográficas

DOWLING, A. L.; HEAD, E. Antioxidants in the canine model of human aging. Biochim Biophys Acta, 1822, n. 5, p. 685-689, May 2012.

 

REICHLING, J.; FRATER-SCHRÖDER, M.; HERZOG, K.; BUCHER, S. et al. Reduction of behavioural disturbances in elderly dogs supplemented with a standardised Ginkgo leaf extract. Schweiz Arch Tierheilkd, 148, n. 5, p. 257-263, May 2006.




 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp