Como ter clientes recorrentes

Gestão e Marketing
12/nov/2018

Com práticas eficientes no ato do atendimento, a farmácia consegue manter uma base regular de consumidores e, assim, aumentar seu faturamento


Se o cliente compra em um intervalo de doze meses mais de uma vez, ele pode ser considerado recorrente. Com a ajuda de um software para registrar os dados dos consumidores, é possível monitorá-los por data e por CPF a fim de criar propostas dedicadas a eles. 

A primeira etapa para vender mais por recorrência é entender quem é e como pensa seu cliente. Para isso, a segmentação do mailing é fundamental para esse processo. Todo cliente que comprar pode ser registrado no sistema para que seja traçado seu perfil - se ele consome nutrição, cosmetologia, remédios, homeopatia e outros.

Por exemplo...

Um cliente comprou uma bisnaga de 30g de um produto. Esses 30g duram por 30 dias se ele usar de forma correta – conforme orienta o vendedor no ato da venda. Neste mesmo momento, o balcão já alerta sobre aquele produto durar apenas 30 dias e pergunta se o cliente já quer receber uma nova fórmula faltando dois dias para acabar o primeiro. Caso sim, estará agendado. Se a resposta for negativa, a melhor opção é ligar para o cliente no prazo indicado para lembrá-lo sobre a fórmula.

Plano de ação

Temos que ter a consciência de que clientes e colaboradores são pessoas, e por isso é preciso ter habilidade para se comunicar de forma eficiente. Essa capacidade inclui saber do que os consumidores gostam, saber fazer os agrados necessários. Sempre que o cliente efetuar uma compra, ofereça cupons promocionais de outros produtos da farmácia, especialmente os de venda no balcão, com giro alto. 

Apesar de querermos aumentar a popularidade das farmácias magistrais, é sabido que as pessoas não têm o costume de ir até elas tão frequentemente como às tradicionais. Por isso, qualquer tipo de recorrência de um determinado cliente é uma oportunidade de venda diferenciada. Além disso, o farmacêutico deve enxergar cada compra de cada cliente como uma oportunidade de fidelizá-lo. 

Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp