Aquaporinas-3 e Tecido Cutâneo

Estudos Científicos
29/abr/2022

Regulam a Hidratação, Manutenção da Barreira Epidérmica e Previnem o Aparecimento de Dermatites


Importância das Aquaporinas para a Pele

Melhoram os Processos de Hidratação e Cicatrização do Tecido Cutâneo

 

A pele é essencial para vida na terra. É responsável por regular a permeabilidade e funciona como uma barreira mecânica que protege o organismo contra as agressões externas (micro-organismos, radiação ultravioleta, calor e frio).  Essa barreira é fornecida pela camada externa, a epiderme, composta predominantemente por queratinócitos; estes passam por um processo de diferenciação para formar o estrato córneo que compreende uma estrutura que contém muitas camadas de células achatadas e atua como uma barreira para proteger os tecidos subjacentes contra lesões e infecções. Alterações que possam ocorrer nos processos de diferenciação dos queratinócitos pode resultar em doenças cutâneas, incluindo câncer ou psoríase.


Aquaporinas

Devido às aquaporinas serem encontradas em vários tecidos elas são responsáveis pelo transporte de água e outros solutos, com isso se tornam importantes em vários processos fisiológicos como: fluido glamular, mecanismo de concentração urinário, hidratação epidérmica entre outros. A água possui um papel crucial para a vida devido as suas propriedades físicas e químicas únicas. Todos os processos bioquímicos e fisiológicos de um organismo dependem da presença de água, sendo este o componente fundamental na manutenção da sua homeostase.

 

Aquaporinas-3

Evidências de literatura indicam que o canal de transporte de água aquaporinas-3 (AQP-3) desempenha um papel fundamental em vários processos envolvidos na função dos queratinócitos, e anormalidades nesse canal foram observadas em várias áreas da pele humana. 


Estudo Demonstra:

Acquabio Aumenta a Expressão das AQP3

 

Aumento da Expressão de AQP3 com AcquaBio

AcquaBio é um ativo rico em polissacarídeos biologicamente ativos, as arabinogalactantas, capazes de aumentar a produção de proteínas de envelope (involucrina e filagrina) e da aquaporina-3.

 

  • In vitro: AcquaBio aumentou a expressão gênica de AQP3 após 24h de tratamento.
  • Ex vivo: AcquaBio durante 48 horas em pele humana aumentou a quantidade de AQP3.


Aumento da Expressão de Filagrina e Involucrina

De acordo com este estudo, AcquaBio foi capaz de aumentar os níveis de filagrina e involucrina, sugerindo sua capacidade de promover a coesão do estrato córneo.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp